quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Aprovado projeto que dá nome do Pastor Israel Dourado Guerra a Praça da Bíblia

                     Os vereadores de Arcoverde aprovaram esta semana o projeto de lei que homenageia o saudoso Pastor Israel Dourado Guerra, falecido em setembro de 2017, apresentado pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB) no início de agosto. O projeto batiza a atual praça da Bíblia como “Praça da Bíblia Pastor Israel Dourado Guerra”, e foi aprovado após análise das comissões que compõem a casa legislativa. Zirleide ressaltou que a aprovação é um reconhecimento a história e a vida do pastor que faleceu aos 90 anos.

“Ficamos muito felizes por ver concretizado esse projeto com a aprovação por parte da Câmara que homenageia um religioso e político que confunde sua vida com a história de Arcoverde. Foram mais de 60 anos de vida religiosa, educacional e política dedicada à nossa cidade e que marcou momentos importantes da vida dos arcoverdenses. Agora, vamos combinar com a família a data para que seja inaugurada a placa que denomina a nova Praça da Bíblia Pastor Dourado Guerra”, afirmou. A placa deverá ser confeccionada pela administração municipal.

A homenagem acontece quatro anos após a sua morte, ocorrida no dia 07 de setembro de 2017. Nascido em 09 de julho de 1927 na Fazenda Carnaubinhas, localizada na Comarca de Paranaguá, no sul do Piauí, o pastor Israel Dourado Guerra assumiu o pastorado da Igreja Batista de Arcoverde, em 22 de outubro do mesmo ano. Casado com Edilazir Guerra, em 1954, teve 8 filhos: Elzir, Julião, Elzevir, Ediel, Edi, Lemuel, Israel e Samuel.

O pastor criou em Arcoverde (PE) o Instituto Batista de Arcoverde, que ficou sob a direção de sua esposa, professora Edilazir Guerra. Depois, em maio de 1959, criou a Sociedade Evangélica da Assistência Social, através da qual iniciou a campanha para a criação do Ginásio (e depois Colégio) Onze de Setembro, onde foi diretor e professor, promovendo sua inauguração formal em 11 de setembro de 1959.

Em meados da década de 60, ele e sua esposa foram denunciados como comunistas e detidos para interrogatório, pelas forças da Ditadura Militar instaurada em 1964. A partir daí, iniciou-se uma história de resistência e de luta do Pastor Israel e família contra a Ditadura Militar. Em 1976, ele fundou o diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Arcoverde (PE), legenda pela qual disputou a prefeitura de Arcoverde por duas vezes.

Pastor Israel nunca foi eleito, mas lançou sementes de uma resistência respeitosa, muito firme, que, posteriormente, germinaria com a eleição de Israel Dourado Guerra Filho, para vereador em 1984, e a de Julião Julu Guerra Neto, para prefeito em 1988, derrotando as forças poderosas do coronelismo local na época.

Ainda na apresentação do projeto, em agosto passado, a vereadora Zirleide Monteiro reafirmou que “mesmo que possamos militar em campos opostos de outros grupos políticos, é preciso saber reconhecer o papel que cada um tem em nossa sociedade para que as futuras gerações aprendam as lições de nossa história”.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário