segunda-feira, 18 de outubro de 2021

IFPE anuncia 4.631 vagas para 2022.1 e seleção por nota do Enem e histórico escolar pelo segundo ano

                       O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (18), o edital do Processo de Ingresso 2022.1. Pelo segundo ano, devido à pandemia, não haverá provas. A seleção será feita por meio de análise do histórico escolar dos ensinos fundamental e médio, a depender da modalidade de curso, e da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ao todo, são oferecidas 4.631 vagas em 16 campi, 199 a menos que 2021.1. Não haverá vagas para a modalidade de Ensino a Distância (EAD). As inscrições são gratuitas e começam na terça-feira (19), exclusivamente pelo site do Processo de Ingresso. O prazo vai até 7 de novembro.

De acordo com o professor José Carlos de Sá, reitor do IFPE, neste ano foi incluído um prazo para que eventuais erros no processo de inscrição sejam corrigidos pelos candidatos.

“Verificamos um excessivo número de erros dos estudantes, de encaminhar documento errado, sem assinatura. Havia um problema grande de exclusão por causa disso. Criamos uma nova etapa para retificação de inscrições. Divulgamos uma lista preliminar, apontando os estudantes que tenham problemas com as inscrições, e eles têm dois dias para retificar”, declarou.

Do total de vagas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade subsequente, para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos integrados ao ensino médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja, para qualificação profissional durante a educação de jovens e adultos (EJA).

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Também há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes que moram no campo.

De acordo com o professor Assis Leão, pró-reitor de ensino do IFPE, para os candidatos às vagas dos cursos técnicos nas modalidades integrado, Proeja e subsequente, a análise será do desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.

Os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre a opção da nota geral do Enem ou a do desempenho escolar, esta última também com base no histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota geral do Enem, serão aceitas as notas de uma das cinco últimas edições do exame, de 2016 a 2020. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário