terça-feira, 17 de agosto de 2021

Jovens e crianças que ficaram órfãos por causa de Covid terão ajuda financeira em Pernambuco

                            Uma iniciativa para conceder meio salário mínimo para crianças e adolescentes que perderam pai e mãe para a Covid-19 foi anunciada, nesta terça-feira (17), pelo governo de Pernambuco. O projeto de lei prevê o benefício de R$ 550 para quem tem até 18 anos e será enviado na próxima semana para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Para começar a valer, o Pernambuco Acolhe depende da aprovação dos deputados estaduais e, depois, da assinatura do governador Paulo Câmara (PSB).

Apesar de não haver estatísticas oficiais sobre orfandade em Pernambuco, um levantamento feito pelo Consórcio Nordeste aponta que entre 1.500 e 4.500 crianças e adolescentes estão nesta situação no estado.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, apesar de ser voltado para quem tem até 18 anos, é prevista a continuidade do benefício até 24 anos para quem ingressar em uma universidade.

"A Câmara Temática de Assistência Social do consórcio propôs e o governador Paulo Câmara de imediato acatou a sugestão de implementar esse programa como forma de garantir direitos, garantir a vida, sobretudo no que diz respeito a alimentação, educação e saúde", destacou.

O projeto determina que sejam beneficiados crianças e adolescentes com domicílio fixado em Pernambuco há pelo menos um ano antes da orfandade completa e cuja família tivesse renda não superior a três salários mínimos.

Auxílio não é previsto para quem é beneficiário de pensão por morte, em regime previdenciário que assegure valor integral em relação aos rendimentos do segurado ou beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo Sileno Guedes, outras questões específicas serão definidas apenas após a aprovação na Alepe. "Como ainda é uma proposta que vai ser submetida a Assembleia Legislativa, após aprovar, o governo de Pernambuco deverá editar a regulamentação, ou seja, qual o procedimento que as pessoas deverão fazer para ter acesso ao benefício", afirmou o secretário.

Caso haja disponibilidade financeira e orçamentária, o benefício poderá ser ampliado às crianças e adolescentes em situação de orfandade total por razões não relacionadas ao novo coronavírus.

O projeto do auxílio Pernambuco Protege faz parte do Programa Nordeste Acolhe. Pernambuco é o segundo estado do Consórcio Nordeste a propor o auxílio. No Maranhão, a medida foi anunciada no dia 25 de junho. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário