Anunciado
na última quinta-feira (19), o selo tem como objetivo gerar certificação
digital para acesso seguro e rápido aos eventos.
Empresas
e startups de tecnologia foram convidadas a desenvolverem ferramentas que, de
forma rápida e segura, verifiquem as informações sobre o esquema vacinal e
testes de RT-PCR negativos, além de inibir fraudes com a criação de carteira
digital e QR code.
Essas
propostas poderão ser entregues ao governo a partir desta segunda-feira. Os
protocolos para a realização de eventos-teste com o retorno do público já estão
sendo discutidos com os setores envolvidos, de acordo com o governo.
Uma
comissão formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
(SDEC), da Vigilância Sanitária e da Agência Estadual de Tecnologia da
Informação (ATI) será responsável para aprovação do projeto.
Em
seguida, as ferramentas serão disponibilizadas no mercado para que produtores
utilizem quando o governo autorizar a realização de eventos de grande porte.
“A
ferramenta que tiver o Passe Seguro PE vai poder fazer a checagem de
autenticidade do passaporte através de decodificação criptografada do próprio
QR Code, gerado através de um aplicativo, sem necessidade de acessar a
internet. Além disso, será apresentada a foto do cidadão, permitindo ter a
certeza de que realmente é aquela pessoa que vai participar do evento”,
explicou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça,
em coletiva na última quinta-feira.
Com
o selo, vai ser possível verificar exames de Covid-19 negativos, com base nos
laboratórios, e exames de IGG positivos. E com a verificação antecipada
de veracidade e autenticidade, o governo pretende reduzir a aglomeração e o
tempo de permanência nas filas para a entrada nos eventos.
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