quarta-feira, 28 de julho de 2021

Vacinação de adolescentes depende de chegada de mais doses até setembro

                   Pernambuco espera orientações do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Nesta quarta (28), o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que, em reunião do Programa Nacional de Imunização (PNI), ficou decidido que é preciso aguardar a distribuição das vacinas para atender as pessoas acima de 18 anos, até o fim de agosto ou início de setembro.

Na terça-feira (27), o governo federal e conselhos de secretários anunciaram que quem tem entre 12 e 17 anos também poderá ser imunizado, começando pelos que têm comorbidades.

Em entrevista coletiva, nesta quarta, o secretário André Longo afirmou que há cerca de 1 milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos no estado.

Em Pernambuco, o estado autoriza o envio de doses destinadas às faixas etárias, mas cada município decide, de acordo com características de sua população, a idade a ser vacinada

A última autorização foi para 40 anos, mas o Recife, por exemplo, está imunizando adultos a partir de 31 anos; já em Itaíba, no Agreste do Estado, a vacinação já chegou as pessoas com 25 anos a mais. 

Sobre a vacinação de adolescentes, a prefeitura do Recife disse, por meio de nota, que está alinhada "às diretrizes dos planos nacional e estadual de imunização contra Covid-19 e aguarda nota técnica oficial do Ministério da Saúde para traçar a melhor estratégia".

A informação sobre a vacinação de adolescentes consta num comunicado assinado pelo Ministério da Saúde, pelo Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e pelo Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) - órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alguns estados, como o Rio Grande do Norte, iniciaram um cadastro prévio para agilizar o processo. A previsão é de que a imunização dos menores de idade ocorra depois que toda a população de 18 anos ou mais receber ao menos uma dose de imunizante.

Pernambuco, atualmente, ocupa o 10º lugar entre os estados que mais vacinaram a população com primeira dose e o 14º no ranking de pessoas totalmente imunizadas.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário