segunda-feira, 19 de julho de 2021

Pernambuco aplicou 5.186.972 milhões de doses contra a Covid-19

                     Há exatos seis meses, Pernambuco dava início à imunização da população contra a Covid-19. Até este domingo (18), mais de 5 milhões de doses foram aplicadas garantindo a proteção de diversos grupos contra a doença, que já tirou a vida de 18.325 pessoas no Estado. Mais de 1,3 milhão de pessoas já estão com o esquema vacinal completo, representando 19,28% da população a partir dos 18 anos.

O cenário epidemiológico da pandemia no Estado vem apresentando redução nos indicadores com o andamento da campanha, porém o Governo do Estado alerta que a pandemia ainda não acabou e que, para controlar a doença, é necessário avançar na vacinação, com o recebimento de maiores volumes de doses, adesão da população, garantia do cumprimento do esquema vacinal completo, além da manutenção das medidas de proteção, com uso de máscara, distanciamento físico e lavagem das mãos.

Até agora, Pernambuco recebeu 6.060.650 doses de imunizantes. Foram 3.051.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Para garantir o acesso rápido aos imunizantes ao longo desses seis meses, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE), contou com o apoio logístico de diversos atores para realização do transporte seguro e em tempo hábil. A cada nova remessa, escoltas da Polícia Federal - que direciona os imunobiológicos para sede do PNI - e da Polícia Militar, coordenados pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), que viabilizam a distribuição segura das vacinas para os municípios em até 24 horas após o recebimento no PNI-PE. A operação ainda conta com o apoio da companhia aérea ‘Azul’ para envio rápido dos imunizantes para as cidades do sertão do Estado.

“Uma campanha de vacinação efetiva depende da oferta de doses para população e estratégias para facilitar o acesso da população a essa proteção tão importante. Acreditamos que, se nos for ofertada uma entrega de vacinas de forma regular e com montantes significativos, poderemos vacinar toda a população acima de 18 anos até o final do mês de setembro com a primeira dose, e até o fim do ano, com as duas doses”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Entre os desafios de uma campanha de imunização onde são indicadas duas doses para proteção, está a garantia da completitude do esquema vacinal. “Nosso maior desafio hoje é garantir essa segunda dose. Cada vez mais fomos avançando, apesar de ser um avanço lento diante do que esperávamos. O maior desafio do PNI no momento é garantir que todas as pessoas que tomaram a primeira dose, recebam a segunda no intervalo estabelecido.  

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades 

Nenhum comentário:

Postar um comentário