sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ministro da infraestrutura de Bolsonaro afirma que Pernambuco não terá Ferrovia Transnordestina

                           Apesar de contar com a liderança do Governo no Senado (Fernando Bezerra Coelho), Pernambuco será preterido nas obras de conclusão da ferrovia Transnordestina. Segundo informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, em Live realizada no Jornal Valor, Pernambuco não terá mais um ramal da ferrovia.

Segundo o ministro não há viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até o Porto de Suape, por isso o governo deverá optar por construir, por enquanto, somente o trecho da ferrovia Transnordestina até o Porto de Pecém, no Ceará.

“Foi um imbróglio que foi herdado, mais um problema de modelagem. Entendo que as duas pernas não coexistem (Pecém e Suape). Estou deixando claro para todo mundo que não tem demanda para o ramal de Pernambuco e para o ramal do Ceará”, afirmou durante o evento realizado na terça-feira (20).

De acordo com Tarcísio, o projeto precisa ser refeito. “É um contrato que, em função de ter uma quantidade grande de obra enterrada, precisa ser redesenhado. O que dedicamos a fazer, até agora, foi esse redesenho, apertar a tecla resert”, afirmou.

As palavras do ministro vão de encontro a realidade, segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, Manoel Ferreira. De acordo com ele, Suape movimenta atualmente 25 milhões de toneladas anuais e tem potencial para atrair pelo menos mais 20 milhões. O trecho a ser concluído até Suape é 200 Km menor do que o que vai para Pecém.

A Transnordestina começou a ser construída em 2006 com prazo para ser concluída em 2014 e, depois, em 2016. Em 2017 o Tribunal de Contas da União suspendeu os repasses públicos em razão das incertezas quanto a possibilidade de conclusão do projeto que já havia consumido R$ 6 bilhões em investimentos e demandava mais de R$ 5 bilhões para ser concluído.  

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário