sexta-feira, 28 de maio de 2021

Morte de jovem de 30 anos por Covid-19 causa comoção em Afogados

                       A Covid-19 fez mais uma vítima dentro de uma família afogadense. Morreu na tarde desta sexta-feira (28), o jovem bancário Filipe Matheus dos Santos Veras, de apenas 30 anos.

Filipe lutava pela vida desde o dia 21 de abril, quando foi internado no Hospital Português, no Recife. Ele estava sendo submetido a ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea).

A ECMO VA fornece suporte pulmonar e circulatório. Em ambas, uma cânula de drenagem remove o sangue do corpo e o direciona através de uma bomba a uma membrana (utiliza o mesmo princípio da diálise — difusão) na qual será oxigenado. Enquanto isso, o CO2 (mais difusível que o O2) é removido da corrente sanguínea. 

O dispositivo então devolve o sangue oxigenado ao corpo através de uma cânula de devolução (se VV, a cânula é venosa; se VA, a cânula é arterial). 

A oxigenação é controlada por meio da frequência do fluxo, ou seja, para aumentar a SpO2 o fluxo será manipulado. A eliminação de CO2 é feita pelo fluxo de gás contracorrente da membrana (“sweep gas”), ou seja, se o objetivo é reduzir o nível de CO2, o fluxo de gás deverá ser aumentado.

Tragédia familiar – Filipe perdeu a mãe, a professora Glória Santos, que perdeu a luta para a Covid em 17 de outubro de 2020. Ela esteve internada por conta da Covid-19, era portadora de diabetes, uma das comorbidades considerada de risco para quem acaba contraindo o novo coronavírus. A esposa de Filipe, Caroline também testou positivo para a doença, mas se recuperou. Do Nill Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário