quinta-feira, 6 de maio de 2021

Comerciantes de Ibimirim criticam fechamento do comércio antes do Dia das Mães

                      A decisão do prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira (PCdoB), de restringir as atividades comerciais antes do tradicional Dia das Mães, quando o comércio sempre tem uma alta nas vendas, tem provocado várias críticas de comerciantes locais. A medida foi tomada, segundo o governo, devido ao aumento no número de casos da Covid-19 no município.         A decisão vai de encontro a do Governo do Estado, que resolveu ampliar o horário do comércio exatamente para facilitar as compras do Dia das Mães.

Segundo foi relatado por alguns comerciantes, em uma reunião preliminar essas medidas restritivas, que obriga o comércio a fechar, com exceção dos chamados serviços essenciais, seriam implementadas somente a partir da próxima semana, após a data comemorativa, pois muitos comerciantes tinham investidos em ampliar seus estoques para aproveitar o Dia das Mães. Um áudio em tom de provocação elogiando as medidas e ironizando com quem (comerciantes) não aceitava a decisão, teria colocado mais lenha na fogueira.

Nas redes sociais de pessoas do município, circulam fotos com grupo de pessoas sem máscaras comemorando aniversário dentro da Casa de Saúde, em aglomeração e descumprindo o decreto quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras. 

Em suas páginas nas redes sociais, a fanpage da prefeitura informa que “Visando ampliar as medidas de combate a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Ibimirim amplia, a partir das 0h desta quarta-feira (05/05), as medidas de restrição e a fiscalização em todo o território municipal. Até às 23h59 do dia 19 de maio, ficam suspensas as atividades não essenciais e restrita a circulação de pessoas. Além disso, permanece obrigatório o uso de máscaras em todo o município de Ibimirim”.

Foram suspensas as atividades comerciais, como: Lojas de roupa, sapatos, perfumaria, papelaria, loja de venda de celular; lojas de material de construção e ferragens; lojas de venda de eletrodoméstico e eletrônico; além da realização de feiras livres e o funcionamento de carrinhos e barracas de alimentos em ruas. As aulas presenciais também foram suspensas em todos os níveis.

Outras duas medidas também chamam a atenção. Uma delas é a implantação da Lei Seca com a proibição de venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos, bem como seu consumo em via pública.

A outra é a implantação do toque de recolher. Foi determinado pelo decreto da prefeitura que das 22h horas as 5h horas do dia seguinte, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas nas vias públicas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. Neste período, a circulação será permitida apenas para prestadores de serviços na área da saúde, segurança e assistência social.

Os comerciantes se reuniram no último dia 04 com o professor Edson, irmão do prefeito, e a advogada da prefeitura segundo relata um microempresário local, que teria recebido as reivindicações dos comerciantes da cidade. Até o momento não foi divulgada nenhuma decisão alterando a decisão tomada no decreto

Pelos recentes dados divulgados no site oficial da prefeitura de Ibimirim, o município conta hoje com 596 casos confirmados, sendo que desse total 473 já foram recuperados e 21 pessoas foram à óbito. No dia 30 de março, o número de casos confirmados era de 431 pessoas, o que representaria um aumento de 38,3% em um período de 35 dias. Já o número de óbito em 30 de março era de 18 casos, registrando um crescimento no mesmo período de 16,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário