quinta-feira, 20 de maio de 2021

Arcoverde tem 23 novos casos da Covid-19 e Hospital Regional no limite de ocupação

                        Pelo menos 23 novos casos da Covid-19 foram registrados nesta quarta-feira (19) em Arcoverde, elevando o número total de infectados para 4.651 pessoas desde o início da pandemia, em março de 2020. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde revela ainda que existem 418 casos ativos, pessoas infectadas em tratamento hospitalar ou em domicílio. A questão hospitalar é a que mais preocupa, com o Hospital Regional com 100% da UTI e enfermarias de Covid-19 ocupadas

Na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional tem hoje 30 pacientes, com 100% da ocupação, sendo que 13 desses são de Arcoverde. Outros 04 pacientes estão em isolamento e 06 na ala respiratória. Por sua vez, a enfermaria do Regional estaria lotada com pacientes de várias cidades, o que vem preocupando ainda mais as equipes de saúde. No Hospital de Campanha, que funciona na UPA Dia Dr. José Cavalcanti Alves, mais de 50% dos leitos estão ocupados.

A disseminação mais rápida do vírus, provavelmente provocada pelas novas variantes, vem preocupando as autoridades médicas e colocando o sistema de saúde do município em alerta.

Sem muito controle, os finais de semana têm se tornando o principal foco de disseminação da Covid-19 devido as reuniões, encontros e eventos clandestinos que reúnem dezenas de pessoas. Por sua vez, a volta dos pagamentos do auxílio emergencial por parte do Governo Federal e agora do município, deve levar ainda mais pessoas para as ruas centrais da cidade.

Informações extraoficiais, indicam que medidas mais restritivas podem ser adotadas para frear o número de casos e combater as aglomerações que estão ocorrendo à revelia dos órgãos de fiscalização.

As autoridades médicas alertam para que se redobrem os cuidados: lavar bem as mãos com água e sabão, manter o distanciamento social, usar álcool em gel e principalmente usar a máscara de forma correta. “Não é hora de fazer festas, comemorações ou achar que tudo está normal porque a vacina já chegou. O vírus e suas variantes estão circulando e provocando perdas de pessoas conhecidas, amigas. É preciso que cada um faça sua parte para se proteger e proteger os outros”, alerta um profissional de saúde.

A deficiência da vacinação é outro problema que vem permitindo a evolução do vírus e dos casos da Covid-19. Até hoje, Arcoverde só vacinou 12.479 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 16,68% da população, com base nos dados do IBGE 2020, que estima 74.822 habitantes residentes no município. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário