sexta-feira, 9 de abril de 2021

Nova remessa com 187 mil doses de vacina contra Covid-19 chega a Pernambuco

                      Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (8), mais 187 mil doses da vacina contra a Covid-19 (veja vídeo acima). Ao todo, chegaram ao estado 85.400 doses da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, e outras 102 mil da AstraZeneca/Oxford/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O voo da Azul aterrissou às 15h55 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital. Essa é a décima segunda entrega de vacinas para Pernambuco.

Com a nova remessa, subiu para 1.639.960 o número de doses da Coronavac/Butantan e para 380.970 as da Astrazeneca/Fiocruz recebidas por Pernambuco, totalizando 2.020.930 unidades dos imunizantes.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que esse novo lote começa a ser enviado aos municípios na madrugada desta sexta-feira (9), após ser catalogada no Programa Estadual de Imunizações.

Ele também disse que os municípios pernambucanos conseguiram aplicar mais de 85% das vacinas destinadas à primeira dose. "Em Pernambuco, aplicamos oito de cada dez vacinas destinadas para primeira dose e só não estamos avançando ainda mais porque o Brasil infelizmente ainda enfrenta uma escassez de imunizantes", declarou.

Segundo o Ministério da Saúde, parte das vacinas desse novo lote é destinada à primeira dose de idosos entre 65 e 69 anos, além dos agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Outra parcela dos imunizantes vai para a segunda dose de trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 74 anos e a partir dos 85 anos.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante, ou seja, quatro semanas para a CoronaVac e 12 semanas para as doses da AstraZeneca/Oxford.

O governo federal informou, ainda, que a estratégia de distribuição para aplicação das primeiras e segundas doses é revisada semanalmente em reuniões entre representantes da União, dos estados e dos municípios. Nos encontros, também são consideradas as confirmações do cronograma de entregas dos laboratórios.

As novas doses foram levadas para a central de armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Antes da distribuição aos municípios, há um processo de análise e separação das vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário