sexta-feira, 16 de abril de 2021

Mortalidade por Covid no Nordeste é 37% menor que a média nacional

                             Vice-presidente para a região Nordeste no Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o titular da pasta em Pernambuco, André Longo, informou que a taxa de mortalidade por Covid-19 no território nordestino é 37% menor que a média nacional atualmente. Ele também destacou que Pernambuco teve a menor mortalidade do país nos últimos 45 dias e a segunda menor em 2021, de acordo com dados da Organização Panamericana de Saúde.

Durante coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quinta-feira, o gestor classificou o quadro nacional como uma "catástrofe", mas ponderou que os números do Nordeste estão evitando uma situação geral ainda pior.

Segundo Longo, a região contabiliza 49 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, contra 78 na média nacional, 81 no Sudeste, 91 no Norte, 96 no Centro-Oeste e 107 no Sul. "A gente tem que compreender o esforço que os estados do Nordeste têm feito na adoção de medidas restritivas. Os governadores seguiram a ciência", destacou.

Sobre a situação de Pernambuco, Longo lembrou que o estado ampliou em 50% a capacidade de receber pacientes em UTI em 40 dias, o que vem possibilitando a prestação de uma melhor assistência aos pacientes. "A gente viu alguns estados terem mais de mil pessoas em filas por UTI, e Pernambuco nunca teve mais de 200 pessoas esperando", citou.

O secretário informou que a evolução do casos e solicitações por leitos de UTI em Pernambuco indicam que o estado interrompeu a aceleração da doença e chegou a um "platô" (estabilidade), com números ainda preocupantes. Os registros de síndrome respiratória aguda grave se reduziram 3% na última semana e 4,5% nos últimos 15 dias.

Já as solicitações por UTI subiram 5% na última semana e caíram 6% em 15 dias. O estado tem 2.995 pacientes lutando contra a doença em leitos de terapia intensiva, somando as unidades públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário