quinta-feira, 25 de março de 2021

Buíque imuniza quase mil idosos em um só dia e ultrapassa a marca de 4 mil vacinados

                      Sol, chuva, poeira, calor, cansaço, não teve clima e nem dificuldade que tirasse o ânimo de um batalhão de heróis, trabalhadores da saúde que desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24), saíram de suas casas para salvar vidas, imunizar uma população de idosos que tem na vacina a esperança de vencer a Covid-19 e poder abraçar a vida. Em um só dia, esse batalhão de médicos, enfermeiros, agentes e técnicos de saúde, motoristas, entre outros, vacinaram 982 idosos. Para o prefeito Arquimedes Valença, uma vitória do trabalho e do amor ao próximo.

“Estivemos acompanhando cada momento desse dia que será um marco na vacinação contra a Covid-19 em nosso município, principalmente beneficiando um público mais susceptível aos males provocada por essa doença. O que vimos hoje foram heróis, trabalhadores e trabalhadoras que amam o que fazem, que se desprenderam durante todo o dia para acolher e proteger quem mais precisa. A esses profissionais, meu muito obrigado. O trabalho continua”, afirmou.

Segundo os dados divulgados pela Coordenação do Programa Nacional de Imunização de Buíque, já foram imunizados 88,5% do público de idosos na faixa etária dos 70 a mais de 85 anos de idade. A meta a ser cumprida é de 2.955 idosos e com a realização do Dia D nesta quarta (24), o número de vacinados já chegou a 2.616, faltando apenas 330 idosos serem imunizados já que 09 deles se recusaram a vacinar-se. De acordo com Michelle Novaes, coordenadora do PNI, “a campanha foi histórica, com histórias lindas de casais que foram se vacinar, as pessoas acreditando na vacina, com a esperança no coração. O primeiro vacinado foi às 08h em ponto e o último às 18h30, todos feitos com agendamento. Um sucesso total que devemos ao empenho da secretária Janice, ao prefeito Arquimedes e a todos os trabalhadores da saúde de Buíque”.

O grupo de 85 anos a mais, já bateu a marca dos 100% com 463 vacinados de um total de 472. Nesse grupo estão as 09 pessoas que recusaram tomar a vacina contra a Covid-19.

O segundo grupo com maior cobertura é o da faixa etária dos 70 a 74 anos, que começou a ser vacinado nesta segunda-feira, dia 22, alcançando a marca de 90% da meta prevista, com 934 imunizados de um total de 1.031 idosos. A expectativa é concluir a vacinação dos 97 idosos restantes até a sexta-feira (26).

Na sequência de cobertura, o grupo dos idosos entre 75 e 79 anos já teve vacinados 690 pessoas de um total de 793, o que representa 87% do total previsto, faltando 103 idosos serem imunizados para alcançar a marca dos 100%.

Já o grupo de idosos com idades entre 80 e 84 anos bateu a meta de 80% de vacinados, faltando ainda serem imunizados 130 idosos. Já foram vacinados 529 de um total de 659.

A Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, ressaltou o empenho dos profissionais de saúde e a estratégia de sucesso do Dia D de vacinação. “Foi um dos dias mais puxados, mas também dos mais felizes que tivemos ao podermos chegar ao final dele e vermos que conseguimos imunizar quase mil idosos contra a Covid-19. Isso é fruto de muita dedicação, planejamento, organização, trabalho árduo de nossos profissionais, apoio de outras secretarias como a de Finanças, e de todos que dedicaram seu tempo e seu trabalho para vacinar essas pessoas com a dose da esperança”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário