sábado, 20 de fevereiro de 2021

Itaíba: Assistência Social Itinerante realiza projeto Cidadania Legal para emissão de documentos

                      Com um programa inovador e adaptado a realidade dos dias atuais devido a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania colocou os pés nas ruas e deu início a ação itinerante da pasta nas comunidades mais carentes de Itaíba, com o Projeto Cidadania Legal. Segundo o Secretário Arnon Vieira Ramos, a prefeita Regina Cunha pediu uma ação com o objetivo de resolver o problema de documentação de muitas pessoas do município.

“Agora em fevereiro, colocamos nossa equipe de técnicos nas comunidades, principalmente aquelas com maior vulnerabilidade social, reativando a Assistência Social Itinerante que tem como principal objetivo fazer um levantamento e mapeamento das pessoas que não tem os documentos legais, como RG, CPF, entre outros”, afirmou o secretário informando que a meta é promover uma ação direcionada no sentido de garantir a documentação e a cidadania dessas pessoas.

Agora em fevereiro, as equipes estão visitando as comunidades do Distrito de Negras, principalmente o Alto de Negras, Comunidades Quilombolas, Distrito do Jirau e a área rural como um todo. Os técnicos também estarão fazendo o mesmo levantamento nas áreas mais carentes da cidade de Itaíba, aonde as pessoas nem tem as informações necessárias de como conseguir a expedição desses documentos e, muitas vezes, não tem a mínima condição financeira. A secretaria que fazer uma triagem geral da situação de cada pessoa em relação aos documentos que possuem e faltam, a exemplo da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor.

O trabalho está sendo desenvolvido por uma equipe formada por uma assistente social, técnico do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, psicólogo e o próprio Secretário de Assistência Social, Arnon Vieira, que coordena os trabalhos. Segundo ele, concluída essa ação a segunda etapa será providenciar a emissão dos documentos de cada itaibense identificado pelo trabalho itinerante. A certidão de nascimento, primeira via da RG (Identidade) Digital e a carteira de trabalho digital e física serão feitas de forma gratuita pela secretaria. Já o CPF é preciso pagar uma taxa válida em todo o território nacional, mas essa despesa com as pessoas mais vulneráveis ficará por conta da Secretaria de Assistência Social. Para Arnon, o projeto vai tirar essas pessoas do anonimato.

“Graças a esse trabalho vamos levar as pessoas mais humildades, homens e mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, dignidade e cidadania. Somente documentadas elas poderão sair do anonimato e passar a existir perante os órgãos públicos. Vão poder ser cidadãos e cidadãs de verdade. É essa a grande preocupação e determinação da prefeita Regina quando da criação desse projeto”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário