sábado, 20 de fevereiro de 2021

Arcoverde: Seis irregularidades eleitorais levaram a cassação do mandato de Wellington Maciel

                    Com o mandato de prefeito que durou pouco mais de 50 dias cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Wellington Maciel (MDB) acabou sendo penalizado por uma série de seis irregularidades cometidas na pré-campanha e na campanha eleitoral de 2020, por ele e seu grupo político.

Assim como ele, o vice-prefeito Israel Rubis também foi cassado, já que a punição foi sobre a chapa majoritária e de sobra ainda suspendeu os direitos políticos dos dois e da prefeita Madalena Britto (PSB) por oito anos.

A chapa Wellington da LW (Prefeito) e Delegado Israel (vice), foi cassada por infringir a Lei Eleitoral que é válida para todos os candidatos em uma disputa eleitoral. Numa Ação de Investigação da Justiça Eleitoral foram apontadas 15 irregularidades promovidas pelos candidatos e a prefeita. Dessas, o Tribunal Regional Eleitoral considerou irregularidades 06 delas por abuso de poder político e/ou econômico.

Entre as irregularidades eleitorais e abusos de poder político e econômico identificados e condenados de forma unânime pelos 07 desembargadores do TRE-PE estão:

A Utilização da logomarca da Prefeitura de Arcoverde em postagem de anúncio da entrevista do pré-candidato Wellington da LW ao lado da prefeita Madalena;

Uma gravação de áudio de promessa de manutenção de emprego feita pela prefeita Madalena Britto a uma contratada se ela ficasse com o seu grupo (Madalena/Wellington/Israel);

A utilização de desfile de veículos da Secretaria de Saúde com o locutor comissionado da prefeitura proferido palavras de ordem de cunho político em ataque às oposições do governo da prefeita Madalena Britto;

A utilização das secretarias de Saúde e Ação Social para distribuição de benesses, tipo cestas básicas;

A utilização da TV LW, de propriedade do irmão do candidato, para evento de candidatos a vereador pelo partido de Wellington da LW – MDB, em manifesta afronta ao princípio da igualdade de condições, contrariando a Lei Eleitoral;

E a interdição de via pública com gelo baiano e cimento para impedir evento político de adversários, utilizando a força da máquina pública para beneficiar o candidato Wellington da LW e seu vice.

Diante desses fatos que foram demonstrados pelo desembargador relator, inclusive apresentando fotos, vídeos e até a gravação com a voz da prefeita Madalena Britto, o TRE cassou a chapa e os diplomas de prefeito e vice-prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel e Delegado Israel, respectivamente, decretando a vacância dos cargos e ainda suspendeu os direitos políticos por 08 anos dos dois candidatos e da ex-prefeita Madalena Britto. Os três (Wellington, Israel e Madalena), já foram condenados na 1ª E 2ª INSTÂNCIA, de forma unânime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário