quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Buíque anuncia plano de vacinação contra a Covid-19

                     Até o final da quarta fase da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, o município de Buíque espera imunizar cerca de 90% das quase 19 mil pessoas dentro dos chamados grupos prioritários definidos pela Organização Mundial de Saúde. Os dados do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foram anunciados pela secretária de Saúde Janice Rodrigues e a Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de Buíque, a enfermeira Michelle Novaes. 

Em entrevista à Rádio Buíque FM, Michelle detalhou todas as etapas e fases da campanha que começa assim que as doses das primeiras vacinas chegarem e que são aguardadas para o próximo dia 20, conforme anunciou o Governo de Pernambuco. Segundo ela, existem 240 vacinas em desenvolvimento, 42 em fase de testes clínicos e 08 vacinas prontas e em utilização no mundo.

O Brasil conta cm 02 vacinas prontas e prestes a receberem a liberação para uso emergencial através da ANVISA. A Coronavac produzida pelo Instituto Butantan e a de Oxford Aztrazenca em parceria com a FIOCRUZ.

Buíque elaborou seu plano seguindo as diretrizes dos planos Nacional e Estadual. Dentre os grupos elegíveis para receberem as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no município estão os Trabalhadores de Saúde que estão na linha de frente no combate a COVID 19. Cerca de 170 profissionais serão imunizados em seus próprios locais de trabalho, informou Novaes. Em paralelo, teremos a vacinação dos idosos de 75 anos ou mais e os idosos de 60 anos e mais que vivem em abrigos. Também está programada para essa primeira fase os povos indígenas de área demarcadas.

Numa segunda fase da campanha, a Secretaria de Saúde irá aplicar a vacina nos idosos saudáveis com idades entre 60 e 74 anos e para isso basta comprovar, via documento, a idade definida. De acordo com Michelle Novaes, todos os idosos serão vacinados nos locais de abrigo ou em suas residências, não precisando se deslocar a nenhuma unidade de saúde, mais de 5.500 idosos deverão ser imunizados em Buíque. 

A terceira fase da campanha contemplará as pessoas que tenham comorbidades (diabetes, câncer, anemia falciforme, obesidade mórbida, hipertensão grave, doença cardiovascular, doença renal, etc) atingindo um público de cerca de 1.300 pessoas que já estão cadastradas no sistema municipal de saúde e devem procurar as UBS para receber a dose da vacina.

Por fim, encerrando a primeira etapa dessa grande campanha de vacinação contra a Covid-19 em Buíque, serão vacinados na quarta fase os professores, quilombolas cadastrados, caminhoneiros, forças de segurança, trabalhadores de presídio e privadas de liberdade, caminhoneiros. Esses poderão ser vacinados nas unidades de saúde como também nos pontos de vacinação que estarão espalhados pelas áreas de difícil acesso, descritas no Plano Municipal de Vacinação Contra a COVID 19 de Buíque.

A Secretaria de Saúde também vai ofertar aos trabalhadores dessa última fase da campanha a possibilidade de se vacinarem no formato Drive Thru que será montado na Praça Major França, Centro de Buíque. Novaes também recomendou que esses trabalhadores se cadastrem no aplicativo (app) ConecteSUS, baixando o aplicativo no celular que após verificar todas as informações de vacinação anterior do cidadão, poderá se gerado um QR Code que identificará o paciente junto à equipe e agilizara todo o processo de vacinação, diminuindo o tempo de espera nas filas.

A coordenadora da Campanha frisou que a vacina é a forma mais eficaz de proteção contra essa doença letal que já matou mais de 200 mil brasileiros. Mas, que as medidas de proteção individual e comunitária não devem ser descartadas. O uso obrigatório da máscara em locais de circulação, lavagem frequente das mãos, uso do álcool gel e o isolamento social deve continuar até que toda população seja vacinada.

Sobre a eficácia do imunizante, ela falou que as 08 vacinas, entre elas a do laboratório SINOVAC/BUTANTAN estão sendo utilizadas em outros países a cerca de 1 mês e que os estudos clínicos apresentados pelo INSTITUTO BUTANTAN no último dia 07 de janeiro, comprovaram em torno 100% de proteção contra as formas grave da doença.

As vacinas serão ofertadas em duas doses, com intervalos variados entre 15 a 21 dias a depender do laboratório e que o indivíduo deve tomar as duas doses do mesmo laboratório. O local de aplicação é no braço por via intramuscular.

A Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, ressaltou que “vivemos situação difícil com a Covid e agora chegou uma luz que é a vacina. Temos um plano, temos estratégia, temos que seguir os protocolos e grupos a serem vacinados. Peço calma à população que todos que puderem ser vacinados serão vacinados. As vacinas vão chegar a GERES para depois vir para os municípios. O prefeito está dando todo o apoio, apesar das dificuldades financeiras. Só tenho que agradecer a população que irá contribuir com esse trabalho, a Michelle e aos profissionais de saúde. Que Deus continue nos abençoando e a vacina chegue rápido”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário