No
programa, está prevista uma remuneração incentivada de R$ 10 mil a R$ 450 mil
para quem aderir ao Programa de Demissão Extraordinário (PDE), dependendo do
perfil de cada trabalhador e do tempo de serviço. O prazo para a adesão vencerá
no próximo dia 5 de fevereiro. O BB também lançou um Plano de Adequação de
Quadros (PAQ) para remanejamento de pessoal.
Essas
medidas fazem parte do plano de reestruturação, que espera ganhos de eficiência
e otimização de 870 pontos de atendimento no país. O pacote ainda prevê o
fechamento de 112 agências, de sete escritórios e de 242 postos de atendimento,
totalizando a desativação de 361 unidades. O objetivo é ampliar a digitalização
da instituição, focando mais em agências virtuais e nos serviços pelo
aplicativo, que possui 19,4 milhões de usuários, menos de 30% dos 72,5 milhões
de clientes do banco.
O
plano propõe, também, a conversão de 243 agências em postos de atendimento e a
transformação de 145 unidades de negócios em lojas BB. A economia líquida
estimada com essas medidas é de R$ 353 milhões, em 2021, totalizando R$ 2,7
bilhões até 2025, conforme o comunicado da instituição assinado pelo
vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do BB, Carlos
José da Costa André. A economia total com o enxugamento é em torno R$ 5,7
bilhões, em cinco anos.
Até
setembro de 2020, o BB tinha 12.483 postos de atendimentos próprios, dos quais
4.370 são agências. O banco, no entanto, não informou, nem mesmo aos
sindicatos, a localização das 112 agências que serão fechadas porque pretende
“fazer uma comunicação específica aos clientes”.
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