terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Banco do Brasil reduz quadro e fecha 361 unidades

                        O Banco do Brasil (BB) anunciou, ontem, o terceiro Programa de Desligamento Voluntário (PDV) em seis anos. O objetivo é conseguir uma adesão de até 5 mil dos atuais 92,1 mil funcionários. Isso representará uma redução de 5,4% do quadro de pessoal e uma economia em torno de R$ 3 bilhões até 2025, se houver adesão total esperada, de acordo com fontes da instituição.

No programa, está prevista uma remuneração incentivada de R$ 10 mil a R$ 450 mil para quem aderir ao Programa de Demissão Extraordinário (PDE), dependendo do perfil de cada trabalhador e do tempo de serviço. O prazo para a adesão vencerá no próximo dia 5 de fevereiro. O BB também lançou um Plano de Adequação de Quadros (PAQ) para remanejamento de pessoal. 

Essas medidas fazem parte do plano de reestruturação, que espera ganhos de eficiência e otimização de 870 pontos de atendimento no país. O pacote ainda prevê o fechamento de 112 agências, de sete escritórios e de 242 postos de atendimento, totalizando a desativação de 361 unidades. O objetivo é ampliar a digitalização da instituição, focando mais em agências virtuais e nos serviços pelo aplicativo, que possui 19,4 milhões de usuários, menos de 30% dos 72,5 milhões de clientes do banco. 

O plano propõe, também, a conversão de 243 agências em postos de atendimento e a transformação de 145 unidades de negócios em lojas BB. A economia líquida estimada com essas medidas é de R$ 353 milhões, em 2021, totalizando R$ 2,7 bilhões até 2025, conforme o comunicado da instituição assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores do BB, Carlos José da Costa André. A economia total com o enxugamento é em torno R$ 5,7 bilhões, em cinco anos. 

Até setembro de 2020, o BB tinha 12.483 postos de atendimentos próprios, dos quais 4.370 são agências. O banco, no entanto, não informou, nem mesmo aos sindicatos, a localização das 112 agências que serão fechadas porque pretende “fazer uma comunicação específica aos clientes”.

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