sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Férias da rede estadual de ensino de Pernambuco começarão no dia 4 de janeiro

                  O cronograma de férias da rede estadual de ensino de Pernambuco já está definido pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. De acordo com a pasta, alunos e professores terão férias no período entre os dias 4 de janeiro e 2 de fevereiro de 2021. Na próxima semana, será dado um posicionamento oficial a respeito do ciclo letivo 2020/2021, cuja instrução normativa está em processo de finalização. 

O retorno dos alunos às salas de aula acontecerá no dia 3 de fevereiro. Em julho, está previsto que ocorra o período de recesso escolar, entre os dias 5 e 19. A secretaria disse ainda que não há perspectiva de nova suspensão das aulas, mesmo com o aumento reconhecido de casos da Covid-19 no Estado. 

Na rede privada, o ano letivo poderá se estender até 15 de janeiro, a depender da organização de cada unidade de ensino. De acordo com o cronograma dos professores da rede privada, janeiro é mês de recesso. Os professores têm 30 dias de recesso, mas, caso as escolas precisem, podem chamar os profissionais na primeira e na última semana do mês, desde que preservem 15 dias de repouso. 

Em razão da pandemia da Covid-19, como algumas unidades ainda “devem” cerca de 10 dias do ano letivo, pode ser que o período de aulas se estenda. As férias desse grupo acontecem sempre nos meses de julho. 

Neste ano, os estudantes chegaram a passar mais de seis meses apenas com aulas remotas. Desde outubro, de forma escalonada, foi feito o retorno ao ensino presencial no setor privado e na rede estadual. Os municípios, por sua vez, tiveram conduta mais conservadora. 

O impacto no ano letivo de 2020 levou o Conselho Nacional da Educação a recomendar que as escolas públicas e privadas evitem a reprovação. Ao invés disso, deem prioridade a métodos qualitativos e não quantitativos de avaliação. Junto a essa recomendação, de julho, foi feito ainda um pedido para adoção de estratégias de combate a evasão escolar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário