terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Cremepe pede ajuste do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco

                    O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), divulgou, nesta terça-feira (22), uma nota aberta ao governo de Pernambuco solicitando ajustamento do Plano de Convivência com a Covid-19 no estado "para uma fase mais compatível com a expectativa do aumento de casos que se vislumbra".

No texto, a autarquia se baseia em dados epidemiológicos divulgados pelo governo do estado para afirmar que "há claro apontamento para um crescimento expressivo de infectados e mortes nas próximas semanas". O Cremepe também diz considerar "ineficientes", até o momento, as medidas recentemente anunciadas pelo governo do estado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que “todas as medidas têm sido tomadas com base em dados epidemiológicos, evidências científicas e indicadores da doença”.

O Conselho também diz considerar "inadmissível, com a evidente alteração da tendência das médias móveis de infectados e óbitos, que ainda seja permitido o uso indiscriminado de espaços públicos, a ampla carga de pessoas circulantes, a superlotação de serviços públicos de saúde, do transporte público e a falta de fiscalização adequada do uso obrigatório de máscaras e do distanciamento das pessoas".

Na nota, o Conselho diz ser "incompreensível" a permissão para reuniões, comemorações, festividades e a frequência de bares e restaurantes com "elevado número de pessoas".

"É nosso entendimento que no enfrentamento do novo coronavírus não bastam apenas 'abertura de novos leitos de UTI e enfermarias', se faz necessária uma abordagem baseada em um modelo que vise a minimizar de forma efetiva a circulação do vírus até a plena imunização populacional", diz o texto.

Além de pedir o ajustamento do Plano de Convivência, o Cremepe também pede "proteção efetiva e respeito aos médicos e demais profissionais de saúde que trabalham no combate à pandemia", devido à "clara insatisfação e indignação das equipes que atendem a pacientes da Covid-19, pela falta absoluta de condições de trabalho". O conselho finaliza o texto afirmando que "conclama a um diálogo e debate aberto".

Em nota, a SES afirmou que o monitoramento do cenário epidemiológico e dos indicadores da Covid-19 continua sendo feito diariamente e que o Governo de Pernambuco não hesitará em tomar qualquer medida mais restritiva, "caso seja necessário, diante dos indicadores."




Nenhum comentário:

Postar um comentário