domingo, 6 de dezembro de 2020

Bolsonaro planeja plano B caso nome do Centrão para presidir Câmara não dê certo

              O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já começou a pensar em um plano B caso o nome do deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL), líder do Centrão na Câmara, não dê certo para a presidência da Casa.

A tentativa do presidente é encontrar uma alternativa para rivalizar com Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara, sem a necessidade de fazer concessões no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios.

O principal receio de Bolsonaro é que Maia decida disputar a reeleição, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) permita a sua candidatura. De acordo com a Constituição Federal, as reeleições na Câmara e no Senado não são permitidas dentro da mesma legislatura, mas um julgamento no STF pode abrir uma porta para que isso aconteça.

Em conversas na semana passada com assessores palacianos, o Bolsonaro avaliou nomes, inclusive da equipe ministerial, que poderiam agregar mais apoios na disputa legislativa na Câmara.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo , foram defendidos ao presidente os nomes dos ministros Fábio Faria (Comunicações) e Tereza Cristina (Agricultura). Os dois têm mandato parlamentar e estão licenciados. Faria é do PSD e Cristina é do DEM.

Além deles, auxiliares palacianos citam um eventual apoio ao presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP). Hoje ele está no grupo de Maia. O parlamentar tem uma boa relação com o ministro Luiz Eduardo Ramos, que comanda a Secretaria de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário