segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Wellington da LW e secretários de Madalena notificados por fake news de pesquisas

               Depois de descumprir todas as recomendações do TRE quanto a aglomerações durante a carreata insana realizada ontem, o candidato do MDB à prefeitura de Arcoverde, Wellington da LW, e mais dois secretários da prefeita Madalena Britto (PSB) e o atual vice-prefeito, Wellington Araújo (MDB), foram notificados para retirarem de suas páginas e perfis nas redes sociais postagem com fake News sobre pesquisas eleitorais. O candidato, que está atrás nas pesquisas segundo os últimos levantamentos divulgados, teve que retirar a falsa postagem de sua página.

Além dele e do atual vice-prefeito que cometeram a prática de fake News, também foram obrigados a retirar a postagem sob pena de multa os secretários de Turismo, Albérico Pacheco; e de Agricultura, José Alberto Vaz. Os quatro, além de outros seguidores do candidato apoiado pela prefeita Madalena Britto (PSB), publicaram um gráfico falso sobre pesquisas que teriam sido realizadas no município numa tentativa de ludibriar o eleitor e toda a população do município. 

Segundo a decisão da Justiça Eleitoral, o candidato do MDB publicou gráfico sobre pesquisa que teria sido feita ainda em março, mas no site do TSE só foram constatados registros de pesquisas e divulgação nos meses de setembro e outubro, portanto as postagens veiculando índices de marços violaria resolução do TSE, se transformando em verdadeiras fake News. 

Na decisão, a Justiça Eleitoral afirma que a divulgação de imagem com dados distorcidos, poderá macular a isonomia entre os candidatos e, por tanto, determinou a notificação do Facebook e do candidato do MDB, além dos demais, para a retirada em 1(um) dia das postagens sob pena de multa de R$ 1.000,00. Todos já retiraram. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário