terça-feira, 22 de setembro de 2020

Sintepe critica anúncio de retorno às aulas em Pernambuco

              Em nota divulga na noite desta segunda-feira (21), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – SINTEPE, repudiou o pronunciamento do Secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, sobre o retorno dos estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos às atividades presenciais no próximo mês de outubro.   

Segundo o sindicato, a decisão é contraditória e desrespeitosa pois vai de encontro e atropela documentos do próprio governo, a exemplo da Portaria 1340 de 29.7.2020 (publicada no Diário Oficial) instituiu comissões paritárias entre o Governo e os servidores, incluindo os da Educação, que não foram consideradas.

“As comissões (Central, Setoriais e Regionais) deveriam discutir os encaminhamentos e as condições de retorno de servidores para atividades presenciais, o que não aconteceu. Nesta condição, seriam também contemplados os servidores das gerências regionais de educação e o prédio sede da Secretaria”, afirma a nota.

O Sintepe diz que a Secretaria de Educação “ignorou o canal de negociação que vinha sendo mantido entre a representação da categoria e a própria Secretaria, um importante instrumento de diálogo, apesar das divergências e discordâncias postas na Mesa de Negociação” e afirma que outro fato a ser considerado “são as estruturas físicas das escolas que deixam muito a desejar diante das condições necessárias ao retorno seguro para estudantes e profissionais”.

Os sindicalistas já solicitaram, em caráter de urgência, reunião com o Secretário de Educação e convoca a categoria para Assembleia Virtual na próxima quinta-feira (24), às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário