quarta-feira, 17 de junho de 2020

Convênio prevê realização de nove mil testes por mês para detectar a Covid-19 em 106 cidades


              A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram, nesta terça-feira (16), um acordo que prevê a realização de 9 mil testes mensais de coronavírus, em 106 dos 184 municípios pernambucanos. Eles são do tipo RT-PCR, considerados os mais confiáveis para detectar a Covid-19.

A ideia, de acordo com a assessoria de imprensa da Amupe, é aumentar a capacidade de testagem nos municípios, agilizar o diagnóstico de doentes e, consequentemente, aprimorar o combate à doença provocada pelo novo coronavírus. Os testes começarão a ser feitos na segunda-feira (22).

"O critério [de testagem] é clínico, do médico. Só ele deve prescrever. Com três dias em diante de sintomas, o paciente pode fazer o teste e o resultado sai em 24 horas", disse José Patriota, presidente da Amupe.

Ainda segundo a entidade, cada município desembolsará, para cada teste, R$ 89, valor abaixo do praticado no mercado, de acordo com a Amupe.

A assessoria de imprensa da Universidade Federal de Pernambuco afirmou que a intenção é ampliar o convênio e, em breve, cobrir todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário