quinta-feira, 4 de junho de 2020

Cabo de Santo Agostinho suspende reabertura do comércio após recomendação do MPPE


                O município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, suspendeu a reabertura do comércio, que havia sido prevista para esta quinta-feira (4). O prefeito Lula Cabral (PSB) afirmou que a cidade está pronta para reabrir, mas que recebeu uma notificação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que seguisse o decreto estadual que trata do tema.

"Estamos preparados para a reabertura. Mas, infelizmente, na quarta-feira (3), nós fomos surpreendidos pelo Procurador-geral de Justiça do estado recomendando, determinando que não reabríssemos nosso comércio no dia 4 e sim, seguir o decreto do governador. E nós sempre escutamos as autoridades, mas estamos preparados", afirmou Cabral.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, emitiu, na quarta-feira (3), uma recomendação em que alerta que os gestores municipais podem adotar medidas para restringir ainda mais as medidas adotadas pelo governo estadual, mas não é possível relaxá-las.

Com isso, o decreto nº 1.905 de 28 de maio de 2020, que flexibilizava com restrições, a volta de atividades econômicas no município, foi revogado. Ficou mantida a suspensão do atendimento presencial nas repartições que não se enquadram como atividades essenciais.

O plano de reabertura gradual da atividades econômicas do estado permitiu, desde segunda-feira (1º), a reabertura de lojas de material de construção. Os estabelecimentos de atividades não essenciais puderam voltar a trabalhar com delivery, mas sem receber clientes. Com restrições, o comércio atacadista e a construção civil vão poder retomar atividades no dia 8 de junho.

Já o decreto municipal do Cabo de Santo Agostinho previa que as atividades de comércio e serviços, salões de beleza e restaurantes voltariam a funcionar, no dia 4 de junho, com horário reduzido, das 10h às 18h. Salões de beleza, no estado, só podem reabrir em 15 de junho.

O município também tinha previsto a reabertura do Shopping Costa Dourada para esta quarta. Em 12 de junho, a cidade pretendia reabrir academias, adotando protocolos de segurança. O Cabo registrou, desde o começo da pandemia, 675 casos de Covid-19 e cem mortes. Do G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário