sábado, 20 de junho de 2020

Buíque: Hospital Maria Deci M. Valença é inaugurado e já atende a população


                Poucas horas após ser inaugurado oficialmente pelo prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), na tarde desta quinta-feira (18), o novo Hospital Municipal Maria Deci Macêdo Valença já começou a funcionar com a primeira equipe de plantão que contava com cerca de 20 funcionários. A solenidade foi restrita devido a pandemia e contou ainda com a participação do deputado federal Fernando Monteiro (PP) via internet, além das presenças de alguns secretários e vereadores. Para o prefeito, a obra era um divisor de águas no município.

“Foi muita luta para chegarmos até aqui. Investimos todos os recursos possíveis, seja na infraestrutura, compra de equipamentos, insumos, leitos que chegam a cerca de R$ 3 milhões, além da parceria dos Amigos do Bem a quem agradecemos. Hoje, esse novo hospital representa um marco em nossa administração, um marco na história de Buíque. Vamos continuar trabalhando, lembrando sempre que em primeiro lugar virá sempre a saúde, a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito agradecendo o apoio dos vereadores, secretários, do vice-prefeito e do deputado federal Fernando Monteiro.

Entre os oradores presentes, a diretora do hospital, Rudlania Torres, que destacou a qualificação da equipe de saúde que vai atuar e a ótima estrutura física e de equipamentos do novo hospital; e o vereador Elson Francisco, que apresentou o projeto de lei que deu nome a nova unidade de saúde, homenageando a ex-primeira dama D. Maria Deci. Já a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, lembrou da luta desde quando pegou a antiga casa de saúde fechada, sem condições de funcionamento até a conclusão dessa obra, ressaltando o grande papel do prefeito Arquimedes Valença. Ela destacou que o novo hospital está pronto para começar com o quadro completo de médico plantonista diariamente.

Em nome da família falaram as filhas Teófila Valença e Telma Valença, destacando a fibra, força e a dedicação que D. Deci tinha para com o seu pai e sua terra, mesmo enfrentando diversos problemas de saúde. Para Teófila, era um orgulho ver o nome de sua mãe dar nome a um equipamento tão importante. Já Telma lembrou a luta de D. Deci pela saúde e os últimos momentos sempre dando forças ao marido, o prefeito Arquimedes Valença. Ela faleceu semanas depois da vitória do prefeito nas urnas de outubro de 2016.

Pela internet, o deputado federal Fernando Monteiro (PP) saudou o prefeito e demais presentes ao evento destacando sua ligação com Buíque e a importância de mais esta conquista do município.

“Este era um sonho antigo da população de Buíque que se concretiza hoje por um grupo unido e comprometido com o povo da cidade, liderado pelo prefeito Arquimedes Valença. Tenho muito orgulho de participar deste momento. Reforço que estamos em Brasília trabalhando, de domingo a domingo, para melhorar a vida dos pernambucanos e do povo de Buíque. Contém sempre comigo”, declarou o deputado.

Em sua fala, o vice-prefeito Dilson Santos destacou a garra do prefeito e disse que mais do que nunca estaria junto na caminhada para fazer a saúde de Buíque avançar ainda mais, relembrando a luta dos dois para recolocar o município de volta ao caminho do desenvolvimento e, principalmente, cuidar das pessoas. Já o representante dos Amigos do Bem, Seu Edmilson, destacou a parceria com a prefeitura em prol do povo de Buíque.

Estavam ainda presentes a solenidade os secretários de Governo, Roberto Modesto; de Obras, Lourenço Camelo; Agricultura, Aldy Regis; Marilan Belisário, da Educação; os vereadores André de Toinho e Dão Tavares, entre outros que tiveram que acompanhar a solenidade na área externa do hospital para evitar aglomerações devido a pandemia. Toda a solenidade foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura.
Hospital – Com enfermarias masculina e feminina, salas vermelhas para internamentos e também com uma ala especial para os pacientes do Covid-19, farmácia completa, 14 leitos de internamento e outros 07 para tratamento de pessoas com o novo coronavírus; equipamentos de Raio X Digital, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba de infusão, gerador, entre outros. Mais de 120 funcionários vão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, entre outros.

Veja no link o álbum de fotos do novo Hospital Municipal Maria Deci Macêdo Valença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário