segunda-feira, 1 de junho de 2020

Brasil se aproxima dos 30 mil mortos pela Covid-19


                 Mantendo o ritmo de números menores relacionados à Covid-19 nas segundas-feiras, o Ministério da Saúde notificou 12.247 novos casos e 623 mortes no boletim desta segunda (1º). Na última semana, o País bateu recordes diários de casos, chegando a quase 27 mil na sexta-feira (29), por exemplo, e registrou sucessivamente mais de mil mortes por dia. A queda dos índices às segundas é reconhecida pela própria pasta, que relaciona o fato a uma demanda represada do sistema de saúde privado por conta do fim de semana.

De acordo com o boletim, são 526.447 casos oficialmente notificados, com estimativa de 211.080 pacientes recuperados (40,1%). Outros 285.430 (54,2%) estão em acompanhamento, enquanto os óbitos somam 29.937. Há ainda 4.412 mortes suspeitas em investigação.

Técnicos do Ministério da Saúde, porém, alertam que o número real de casos no Brasil tende a ser maior. Entre os motivos, estão subnotificação devido à baixa oferta de testes e ocorrência de casos suspeitos ainda em análise.

Análises feitas pelo Ministério da Saúde têm apontado que o País segue em tendência de aumento de casos e mortes, sem que haja sinais de desaceleração. O pior da pandemia ainda não chegou para o Brasil, segundo afirmou nesta segunda o diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan.

O País também já vive um processo de interiorização da epidemia, com crescimento no número de municípios com casos da doença, segundo a pasta.

Dados compilados pela Universidade John Hopkins (EUA) apontam que o País é hoje o segundo em número de registros da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que soma quase 1,8 milhão de casos.

Em número de mortes, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking, atrás de EUA, Reino Unido e Itália.

Primeiro a confirmar a chegada da Covid-19, o estado de São Paulo tem hoje o maior número de registros da Covid-19, com 111.296 casos confirmados e 7.667 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário