sábado, 9 de maio de 2020

Serviço de videochamada para consultas sobre coronavírus beneficia mais duas cidades de PE


              A partir deste sábado (9), mais dois municípios de Pernambuco passam a contar com o aplicativo Atende em Casa. De acordo com informações do governo do estado, o sistema que permite videochamadas gratuitas para profissionais de saúde tirarem dúvidas sobre o novo coronavírus contempla moradores de Palmares, na Zona da Mata Sul, e Ouricuri, no Sertão.

Agora, segundo o estado, 26 cidades de todas as regiões, além do distrito de Fernando de Noronha, contam com o serviço. Na quinta (7), seis localidades da Zona da Mata e do Agreste, além da ilha, foram integradas.

Na sexta (8), foi a vez de Arcoverde, no Sertão. Com isso, mais de 4,8 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas com a iniciativa, o equivalente a mais da metade da população do Estado.

Lançado no dia 26 de março pelo governo, em parceria com a Prefeitura do Recife, o Atende em Casa tem o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais. Em caso de necessidade, a pessoa é encaminhada para um serviço de saúde perto da residência.

A ferramenta conta com 51.158 cadastrados. Até o início da tarde da sexta-feira (08), tinham sido realizadas 18.229 teleorientações.

Dessas, 10.019 pacientes foram aconselhados a manter o isolamento domiciliar e 5.347, após passarem pela chamada de vídeo com um profissional, foram orientados a procurar um serviço de saúde.

O aplicativo, disponível pelo site e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações ao público.

Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, reforçando as escalas de plantão.

Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário