quinta-feira, 14 de maio de 2020

Hospital das Clínicas estuda se medicamentos disponíveis no mercado podem curar a Covid-19

Foto: Alice de Souza
               O Hospital das Clínicas da UFPE vai participar de três frentes de pesquisa sobre a Covid-19 com os objetivos de estudar eficácia e segurança de medicamentos já existentes no mercado e testar uma nova terapia para o tratamento da doença. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O HC integra a coalizão chamada HU-COmVIDa, formada por hospitais universitários federais da Rede Ebserh, que pesquisará e testará a utilização, os efeitos e a eficácia de drogas como a hidroxicloroquina, azitromicina e imonoglobulinas, em pacientes com a Covid-19 com insuficiência respiratória. Um segundo estudo vai englobar vários hospitais do país que avaliam a ação da nitazoxanida, droga com ação antiviral, em pacientes com pneumonia grave induzida pelo novo coronavírus, este financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). E uma terceira pesquisa vai analisar os resultados da infusão de plasma de pessoas curadas de Covid-19 como tratamento da doença, em parceria com o Hemope e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

“Os dois primeiros estudos têm a finalidade de avaliar a eficácia e a segurança de drogas já existentes para outras indicações, e que serão testadas para o tratamento da infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Já o terceiro é um estudo que vai avaliar se a infusão de plasma de pessoas que se recuperaram da covid pode neutralizar o novo coronavírus”, explica o chefe do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias do HC, Paulo Sérgio Ramos. Do DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário