quinta-feira, 21 de maio de 2020

Entrega de refeições cai pela metade e bares e restaurantes demitem 40,8 mil em Pernambuco


               Mesmo com as determinações para que a população fique em casa, o delivery de alimentos diminuiu, em Pernambuco. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), no primeiro fim de semana da quarentena em cinco cidades do Grande Recife, as entregas de comida caíram pela metade. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus já resultou em 40, 8 mil demissões

Ainda segundo a Abrasel, essa quantidade de demissões representa 17% dos 240 mil empregos formais em bares e restaurantes pernambucanos.

Nas entregas, foi uma redução de 49% no terceiro fim de semana de maio, em comparação com a média dos fins de semana de antes da pandemia. As compras por drive thru, quando a pessoa vai de carro e pega o produto na loja, caíram 63%.

A Estimativa da Abrasel é que 3 mil bares e restaurantes pernambucanos fecharam as portas por causa da pandemia do novo coronavírus.

São 25% dos 15 mil que havia no início de 2020. A Associação Nacional de Restaurantes aponta que 14% das empresas desse setor procuraram empréstimo por causa da pandemia.

No estado, 2,1 mil empresários pediram crédito. De acordo com André Araújo, presidente da Abrasel em Pernambuco, a prioridade, neste momento, é manter os empregos das pessoas que trabalham no setor.

Foram confirmados, nesta quarta-feira (20), mais 93 óbitos e 1.318 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Com isso, até essa data, o estado registrou 1.834 mortes e 22.560 confirmações, sendo 11.018 quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e casos 11.542 leves da doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário