sábado, 23 de maio de 2020

Buíque inicia neste sábado (23) atendimento pelo aplicativo Atende em Casa


             A partir deste sábado (23), o município de Buíque passa a integrar a plataforma digital do Atende em Casa, um aplicativo que orienta os usuários que estão apresentando sintomas gripais. A medida vai beneficiar toda a população do município que pode acionar o aplicativo através do próprio celular. A medida foi saudada pelo prefeito Arquimedes Valença (MDB) como mais um instrumento no enfrentamento ao novo coronavírus.

O Atende em Casa passa orientações para a população sintomática que busca o serviço online, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma tele orientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa.

O cidadão ou cidadã buiquense será atendido por mais de 100 profissionais de saúde que foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Com Buíque, o aplicativo já chega a 100 cidades pernambucanas.

Aqueles que se encaixarem no perfil sintomático, ao acessarem o aplicativo, respondem a um questionário. Orientada por protocolo clínico epidemiológico, ocorre uma triagem automatizada que classifica o usuário com quatro cores: AZUL, quando não apresenta sintomas de síndrome gripal; VERDE, quando apresenta sintomas gripais leves; AMARELO/LARANJA, quando apresenta pelo menos um sintoma de síndrome gripal associado à comorbidade e; VERMELHO, quando apresenta algum sinal de gravidade de síndrome gripal (por exemplo: falta de ar, sensação de desmaio e retorno de febre após 48h sem apresentar esse sintoma).

Os usuários classificados como AMARELO/LARANJA ou VERMELHO são encaminhados pelo aplicativo Atende em Casa para uma tele orientação com um profissional médico, que poderá dar as primeiras instruções ao usuário e, quando necessário, recomendá-lo a procurar uma unidade de saúde.

CASOS - Segundo o boletim de monitoramento para o Covid-19 desta sexta-feira (22), Buíque tem 39 casos notificados, sendo 06 casos suspeitos, 19 casos descartados; 14 casos confirmados, sendo 06 recuperados. Nenhum óbito foi registrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário