sexta-feira, 29 de maio de 2020

Barreiras sanitárias de Itaíba abordaram quase 19 mil pessoas


                Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Itaíba, revela que entre os dias 18 e 26 de maio quase dezenove mil pessoas (18.938) foram abordadas nas três barreiras sanitárias implantadas pela prefeitura para conter o avanço do novo coronavírus. De acordo com a responsável pelas barreiras, Iasmynny Shyrlly, a grande maioria das pessoas que cruzaram os locais de fiscalização estavam com máscaras de proteção.

“Estamos fazendo um monitoramento seguindo todos os protocolos de higienização, aferição de temperatura, coleta de informações das pessoas que estão nos veículos e com isso temos hoje uma mapeamento de toda a movimentação que nos permite traçar políticas mais direcionadas para conter o avanço do Covid-19”, revela o secretário de Saúde, Pedro Teotônio.

Pelos dados levantados nestes 09 dias, a barreira aonde mais cruzou pessoas foi a Barreira 1, localizada na entrada da cidade, no cruzamento com a PE 300. Por ela, entraram em Itaíba 11.869 pessoas neste período. Já na Barreira Sanitária 2, que fica na avenida que dá acesso a estrada do Distrito de Negras abordou 3.576 pessoas. A Barreira que fica no Distrito de Negras registrou a passagem de 2.407 pessoas que vem de sítios e do estado de Alagoas, entre os dias 28 e 26 de maio. Outras 1.086 foram abordadas nas barreiras noturnas neste mesmo período.

No tocante ao uso das máscaras de proteção, foi identificado um percentual de apenas 9,1% das pessoas que acessara a cidade sem o uso do equipamento de proteção individual, ou 1.740 pessoas. Em compensação, a grande maioria (89,9%) usa a máscara como proteção contra o Covid-19.

Município que tem na zona rural sua força produtiva e grande parte dos moradores, as Barreiras Sanitárias revelam isso de forma nítida, quando aponta que do total de pessoas abordadas nos pontos de fiscalização como moradores de sítios e povoados de Itaíba representaram 47,5% do total. De outras cidades o percentual de pessoas abordadas foi de 9,96%.

Nas Barreiras Sanitárias de Itaíba, equipes paramentadas e com equipamentos de proteção além de orientarem os motoristas, passageiros ou qualquer pessoa que cruzem os pontos de fiscalização, todos tem a temperatura aferida com termômetros digitais, recebem máscaras caso não estejam com alguma; os veículos são desinfectados, todos tem os dados anotados e o destino de cada um, bem como o local de origem. Os casos em que a temperatura estiver acima do normal são encaminhados a uma unidade de saúde mais próxima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário