quarta-feira, 15 de abril de 2020

Se dependesse da internet, o pré-candidato a vice já era o prefeito em Venturosa


            A Fanpage Política Pernambucana, de autoria desconhecida já que não há a identificação de seu criador e autor das matérias, vem realizando enquetes das mais variadas cidades sobre a sucessão municipal desencadeando a busca frenética por clicks. Uma das mais recentes trouxe um cenário intrigante. Trata-se da enquete realizada sobre a disputa na cidade de Venturosa, Agreste de Pernambuco. Lá, o pré-candidato a vice já tomou o lugar do titular e fez a medição com o atual prefeito, Eudes Tenório. 

Tarcísio Victor é quem aparece na simulação da enquete que não tem nenhum valor estatístico. Se dependesse da internet, o pré-candidato a vice já era o prefeito deixando pra trás o pré-candidato oficial das oposições, o empresário Adriano do Posto e nem precisando do voto de ninguém. Mas a eleição, só mesmo na urna.

A dúvida no meio político da cidade é porque o nome do vice tomou o lugar do nome do candidato na enquete. Dá a entender de que estaria havendo mudanças na chapa com a inversão de nomes e esqueceram de avisar ao pré-candidato titular, afinal o Adriano vem desde o ano passado trabalhando o seu nome. Quem sugeriu a troca de nomes é um mistério.

As enquetes não são proibidas pela legislação, pelo menos até o segundo semestre, quando passa a valer as determinações da legislação eleitoral, quando elas passam a serem proibidas a partir do período das campanhas eleitorais, que iniciam a partir do mês de Julho com as convenções ou agosto a partir da propaganda eleitoral. Quanto a enquete de Venturosa, o mistério permanece.

Já as pesquisas eleitorais que traduzem o cenário do momento em que são feitas com base na estatística, precisam serem registradas na Justiça Eleitoral sob pena de punição tanto de quem fez como de quem as divulgarem. Falape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário