domingo, 26 de abril de 2020

Chegam a PE parte dos respiradores apreendidos por determinação judicial


              Começaram a chegar neste domingo (26) 13 dos 35 respiradores comprados pelo governo de Pernambuco à Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda, de São Paulo. O material deveria ter chegado ao estado em 20 de março, mas a empresa alegava que não podia repassar por conta de uma requisição do governo federal, que negou a informação. Como a Intermed seguia se recusando a entregar, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) entrou com uma ação para garantir os equipamentos.

O 13 respiradores que chegaram neste domingo serão distribuídos para a rede estadual de saúde nesta segunda-feira (27). A expectativa do governo de Pernambuco é de que o restante dos aparelhos - 22 - cheguem até a terça (28). O conteúdo foi apreendido pela Comarca de Cotia, cidade do interior paulista, no dia 24, atendendo a uma decisão do juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife.

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara (PSB) afirma que os aparelhos se integram ao esforço do governo em abrir novos leitos no sistema de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus. Neste domingo, o estado contabiliza 712 novos leitos, sendo 333 de UTI e 379 comuns (enfermaria). 

“É uma luta diária. Abrir novos leitos envolve além do espaço físico nos hospitais, os recursos humanos, os insumos e muitos outros detalhes importantes para atender os pacientes de maneira adequada. Por isso, precisamos segurar a disseminação do vírus. Quanto menos contato com as pessoas você tiver, menor é a chance de pegar a Covid-19. Faça o isolamento social, fique em casa por você, pela sua família, pelo próximo e por todos nós”, ressalta o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário