quarta-feira, 22 de abril de 2020

Boletim Covid-19 em Arcoverde e região com 24 casos já confirmados em 11 cidades


               O Giro das Cidades traz os últimos números de Arcoverde e região, em relação ao balanço do novo coronavírus, que vem crescendo em cada município. Os números foram os publicados ontem, terça-feira, dia 21, em onze cidades de nossa região, pelas Secretarias de Saúde dos municípios. Antes, lembrando os números do Estado, o Governo confirmou mais 218 casos do Coronavírus, totalizando 2.908. Em Pernambuco, foi anunciada confirmação laboratorial de 26 novas mortes. Ao todo, já são registradas 260 mortes.

Em Arcoverde aconteceu o terceiro óbito devido ao Covid-19. Um homem de 65 anos, que morreu no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, totalizando três mortes na cidade. Também foram registrados mais seis casos suspeitos que entraram em investigação. O boletim diário ficou com 10 (dez) suspeitos, 14 (quatorze) descartados, 11 (onze) confirmados e 03 (três) óbitos. Mesmo sendo feriado, as barreiras sanitárias nas entradas da cidade registraram 836 carros, na sua maioria das cidades da região. São quase 100 veículos a mais, que na segunda-feira, dia 20.

Na cidade da Pedra, o boletim da terça-feira informa a existência de mais um caso confirmado da COVID-19. Refere-se a uma pessoa do sexo feminino, 64 anos de idade, que está internada em Recife-PE, respondendo bem aos cuidados médicos, com estado bom de saúde. A mesma foi contaminada fora do município, todos seus contatos foram orientados a se isolar, cumprindo a quarentena. Com isso o boletim da cidade da Pedra indica 04 casos suspeitos, 02 casos confirmados e 02 casos descartados.


Em Buíque, os números indicam a manutenção de 04 casos suspeitos e nenhum confirmado para o Covid-19 no município. Esta semana, as Secretarias de Saúde e Assistência Social promoveram a distribuição de máscaras e utilização de álcool gel 70% com a população que estavam em filas na frente de agências lotéricas e bancos. A cidade também se prepara para ainda na primeira quinzena de maio inaugurar a nova casa de saúde que vai reforçar o atendimento à população. A prefeitura também se prepara para montar um hospital de campanha, com leitos de retaguarda, para ampliar a assistência à população.

Já no município de Venturosa, há o registro de um caso suspeito no boletim deste dia 21 de abril. No boletim divulgado pelo Secretário de Saúde, Ademar Bezerra, os dados indicam que Venturosa tem um trabalho de monitoramento de pessoas com síndrome gripal e hoje monitora 19 casos nesta situação. Outros 47 foram descartados para o coronavírus. Um caso foi descartado. Esta semana, a prefeitura prepara novas medidas de forma a evitar o avanço do coronavírus. Na área de obras, vem acelerando a construção do novo hospital que vai permitir a ampliação de leitos.

No município de Itaíba, os números indicam que até a segunda-feira (21) não há nenhum caso suspeito e nenhum confirmado segundo registros da Secretaria Municipal de Saúde. Quatro casos suspeitos já foram descartados pelo município. Pelo menos 17 pessoas com síndrome gripal estão sendo monitoradas pelas equipes da Saúde. Essa semana, também, a prefeitura de Itaíba deu início a instalação de barreiras sanitárias nos acessos à cidade. Elas funcionam de segunda à sábado, das 08h às 18h e visa verificar e orientar motoristas sobre as medidas que devem adotar para evitar a infecção pelo Covid-19.

Em Tupanatinga, a Secretaria de Saúde informou no boletim desta terça-feira (21) a existência de 05 casos em monitoramento, com síndrome gripal. Outros 23 casos em monitoramento concluído. Já existem 03 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 01 caso de COVID-19 confirmado. Outros 05 casos foram descartados. Durante este tempo de isolamento, os moradores têm contado com atendimento psicológico online. A psicóloga, Geycielly Rodrigues está atendendo todas as terças, quartas e quintas-feiras. O horário é agendado previamente no mesmo número de atendimento (081.99755.1249).

Já em Sertânia, após a confirmação de mais três casos do novo coronavírus no início da noite desta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde confirmou mais dois casos de Covid-19 no município. Todos esses novos casos foram diagnosticados por meio de testes rápidos realizados no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette. 
Com isso, Sertânia contabiliza 6 casos confirmados da doença. Tanto os casos confirmados, como os que seguem em investigação, tratam-se de familiares da mulher de 60 anos que veio a óbito e foi o primeiro caso confirmado de Sertânia.

Em Ibimirim, a Secretaria Municipal de Saúde do município informa a existência de dois casos suspeitos de COVID-19. Os mesmos estão sendo conduzidos de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O primeiro caso suspeito trata-se de uma paciente, do sexo feminino, 70 anos, e o segundo caso suspeito trata-se de um paciente do sexo masculino, 64 anos, ambos estão em isolamento em hospitais na cidade de Arcoverde. Realizou-se coletas de amostras para testagem do COVID-19, que foram encaminhadas para o LACEN - Recife, o qual apresentará o resultado em 72h, conforme protocolo.

No município de Pesqueira, os números da terça-feira, dia 21 de abril, revelam que existe 01 caso suspeito em investigação para o novo coronavírus, outros 06 notificados e um caso confirmado para o Covid-19. Outros quatro casos foram descartados. 
No município, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania vem promovendo a busca de pessoas em situação de rua e para isso disponibilizou um telefone para contato: (87) 3835-8717. A expectativa na cidade é pelo reforço no tocante a leitos de retaguarda que deverão ser instalados no novo prédio da UPA 24 horas. 

Em Custódia, os números do dia 21 de abril indicam 02 casos suspeitos para o Covid-19, dois casos descartados e 01 caso confirmado segundo dados revelados pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe da Vigilância Sanitária esteve em visita a supermercados e principalmente nas portas dos bancos do município, orientando sobre normas de proteção e controle, sempre destacando o cuidado específico com o COVID-19 (novo coronavírus).


Na cidade de Inajá, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa que o LACEM do Recife, divulgou o resultado do caso suspeito que tinha sido notificado no dia 17 de Abril, e o resultado foi POSITIVO PARA COVID-19. A parti de agora Inajá passa a ter seu primeiro caso confirmado pra o novo coronavirus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário