quinta-feira, 5 de março de 2020

Possível quarto caso de coronavírus no Brasil é uma menina de 13 anos


           O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (4) o terceiro caso de coronavírus no Brasil. Assim como os dois anteriores, o novo infectado também está em São Paulo. A pasta informou que há ainda um quarto caso, igualmente em São Paulo, que apresentou resultado positivo no exame feito por um laboratório particular – mas o teste precisa passar por contraprova para entrar para lista de confirmações.

O terceiro infectado apresentou sintomas da Covid-19, como tosse e dor de garganta, e tem histórico de viagem para Espanha, Itália, Áustria e Alemanha. O homem, de 46 anos e de nacionalidade colombiana, é administrador de empresas, mora em São Paulo e retornou de viagem para o Brasil no último sábado. O paciente também está isolado em casa. “Ele está clinicamente bem e as medidas para monitoramento já estão sendo feitas”, indicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Já o caso cuja confirmação ainda não saiu — a contraprova foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz – é de uma jovem de 13 anos, que esteve na Itália. A estudante ficou internada em um hospital nas Montanhas Dolomitas, nos Alpes Italianos, por causa de uma artroscopia no joelho.

Segundo Mandetta, este quarto episódio é diferente dos outros porque a adolescente não apresentou nenhum sintoma, mas, ao retornar de viagem no último domingo, procurou um hospital para fazer o exame, pois esteve na Itália. “Ela fez uma coleta totalmente fora da curva e dos padrões de saúde pública. Pelo fato de ter vindo de fora e passado por um hospital, imagino que isso motivou a realização desse exame. Não vamos fazer exames em todos, como uma loteria, para saber se alguém tem o vírus”, afirmou o ministro. A paciente continua assintomática, mas está isolada em casa por recomendação.

Como os dois novos casos são de pessoas que viajaram para fora do país, de acordo com o Ministério não existem evidências de uma possível circulação do vírus no Brasil.

A pasta informou ainda que o número de suspeitas subiu e, atualmente, 531 são monitorados. Somente Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão e Roraima não possuem investigações. São Paulo é o estado com mais casos notificados: 135. Outros 315 casos foram descartados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário