sábado, 14 de março de 2020

Petrolina registra primeiro caso suspeito de coronavirus


        A Prefeitura de Petrolina notificou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de uma mulher de 40 anos, que chegou de Brasília (DF) nesta sexta-feira (13). Após sentir sintomas compatíveis com a doença, ela procurou a Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (14) e relatou ter tido contato com caso confirmado da doença.

Segundo a mulher, os sintomas iniciaram ainda durante o voo para Petrolina – tosse e coriza. Como ela teve contato com um caso confirmado do Covid-19 na capital federal, foi feita a coleta, que será encaminhada neste domingo (15) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. O resultado deve sair em até 72 horas.

“Seguindo o Plano de Contingência Municipal, a equipe repassou todas as orientações necessárias para a paciente, que se encontra em regime de isolamento domiciliar, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). Todas as medidas sanitárias de monitoramento estão sendo tomadas pela gestão municipal. A situação se encontra em total controle. Vamos continuar monitorando o caso”, ressalta a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

“Pedimos calma à população e aos profissionais de saúde e orientamos que pessoas que retornaram nos últimos dias de localidades com grande número de casos, ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, e que apresentem febre com ao menos um sintoma respiratório (tosse, coriza, falta de ar, etc) que procurem um dos serviços de saúde do município”, orienta Magnilde.

Os interessados podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município de segunda a sexta-feira, através do (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina (87) 98100-1883. Nos finais de semana, feriados e durante a semana após as 17h o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante a semana procurar uma Unidade Básica de Saúde. Quem tiver plano de saúde deve buscar o atendimento no hospital conveniado.

Durante coletiva de imprensa nesse sábado (14), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho informou que a prefeitura da cidade já tinha iniciado o plano de estratégia contra o coronavírus, através de ações informativas e capacitação das equipes, mas, diante do atual grau de transmissão da doença, a gestão está articulando medidas mais efetivas contra o COVID-19.

O gestor afirmou que, no dia 12 de março, foi feito o lançamento de um plano de contingenciamento municipal, com a capacitação de 340 profissionais da saúde pela prefeitura de Petrolina. Além disso, o hospital universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) também fez a capacitação de outros 500 profissionais contra o coronavírus. Alguns leitos já foram disponibilizados pelo hospital universitário para atender possíveis casos do covid-19 e a prefeitura também está dialogando com hospital privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário