segunda-feira, 2 de março de 2020

Data Magna é lei de Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes


                 O feriado do dia 06 de março reconhece a data magna de Pernambuco. Desde 2017, após a aprovação da lei Nº 1245/2017 dos deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes da Assembleia Legislativa, faz-se uma homenagem à revolução pernambucana de 1817, quando o Estado se revoltou e declarou independência da colônia.

“Essa foi uma maneira de fazermos os pernambucanos lembrarem desse importante fato que marcou a história do país. Durante 70 dias, Pernambuco se rebela e declara independência do resto do Brasil. Isso mostra o quanto somos um povo aguerrido”, explica Isaltino. “Com o feriado, esse dia importante para a história de Pernambuco poderá ser celebrado como uma grande festa popular”, acredita Terezinha.

Existe uma Lei Federal que determina que todas as Datas Magnas são feriados. Pernambuco era o único estado no Brasil que não tinha decretado esse feriado. “Entendo que só com providências desse tipo as pessoas vão começar a buscar a importância que teve a Revolução de 1817”, afirmou Terezinha.

A revolta é também conhecida como Revolução dos Padres. Na época, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. O estado independente durou cerca de 70 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário