quinta-feira, 5 de março de 2020

Alunos da FCAP estão sem professores em mais de 30 disciplinas


               Alunos de 34 disciplinas da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE) estão sem aulas por falta de professores. O semestre oficialmente começou na última segunda-feira (4), mas os estudantes tomaram um susto ao descobrir as ausências, que atingem todos os períodos da instituição, localizada na Madalena, Zona Norte do Recife. Segundo a Associação de Docentes da UPE (Adupe), a FCAP é apenas um dos diversos campi espalhados pelo estado que estão com déficit no quadro.

O estudante Felipe Vieira, de 24 anos, cursa o 9º (e último) período de Administração e estava ansioso para se formar. Mas, só no seu período, são quatro disciplinas sem professor. “A gente fica decepcionado, né? Passa um ano estudando, se concentrando, aí quando entra na faculdade, passa a se decepcionar com o que encontra. Eu já estava bem decepcionado, mas foi o auge chegar agora no final e descobrir que só tem um professor dando aula”, lamenta.

A falta de professor também foi um balde de água fria na estudante Maria Luíza Leite, de 18 anos, recém-chegada na universidade. “Das cinco disciplinas do 1º período, somente duas estão com aulas (Introdução à Administração e Economia I). É frustrante. Ninguém tem nem motivação para ir até a faculdade. Eles não oferecem nem o básico, que é ter professor”, reclama. “Hoje prometeram que iriam resolver essa questão, mas a gente não pode viver de promessa, né? Se eu soubesse que ia ser assim, teria escolhido estudar na Federal (UFPE). Sei lá quando vou acabar esse curso agora”, acrescenta.

Por fim, a também estudante Manuela Arruda, de 23 anos, se sente numa espécie de “limbo”. Oficialmente, está no 7º período. Mas não sabe se mantêm as cadeiras do semestre, mesmo sem professor, ou se troca por outras de períodos posteriores. “No período passado, a gente ficou umas duas ou três semanas sem aula de Sistema de Informação, porque demitiram o professor e demorou para chegar o concursado. Gosto da UPE, mas é muito desorganizada”, pontua.

O vice-presidente da Adupe, Moisés Almeida, aponta que a falta de professores é um problema que já vem de anos, e não é pontual na FCAP. Cerca de 270 disciplinas, em várias unidades do estado, começaram o semestre sem professores. 

Sobre o déficit na FCAP, a UPE admite a falta de docentes, mas garante que “providências estão sendo tomadas pela gestão central da universidade e que não haverá prejuízos ao cumprimento do cronograma e da carga horária dos cursos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário