quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Carnaval de Olinda: programação tem Alceu Valença, Nação Zumbi, Lenine e orquestras itinerantes


               Cerca de dois mil blocos, 400 orquestras itinerantes, nove polos de folia na programação. Os detalhes do carnaval deste ano de Olinda foram divulgados nesta quinta-feira (30), entre eles o tradicional show de Alceu Valença e cortejo do Homem da Meia-Noite na abertura, no dia 20 de fevereiro, e a presença da Nação Zumbi e de Lenine no encerramento da festa na Quarta-feira de Cinzas, em 26 de fevereiro.

Neste ano, a cidade vai ter um polo a mais de shows que 2019, além dos já tradicionais desfiles de blocos e troças pelas ladeiras do Sítio Histórico. As apresentações nesses palcos começam sempre às 16h e, entre as atrações confirmadas, estão Paralamas do Sucesso, Otto, Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado.

Com o tema "O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo", a prefeitura promete uma decoração "intergalática" e fantástica, com personagens como a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, o Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu.

A expectativa é receber 3,4 milhões de pessoas nos dias oficiais de festa e gerar 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos. “O investimento está estimado em R$ 7 milhões, mas a gente sabe que o que circula na cidade [no período de carnaval] são R$ 300 milhões”, disse o prefeito Professor Lupércio (SD).

Entre as novidades deste ano, estão paneis aéreos e coberturas que geram sombras para amenizar o calor dos foliões. Eles estarão na Ponte da Ilha do Maruim, no trecho da Joaquim Nabuco em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, no Mercado da Ribeira, nas ruas 13 de Maio, Prudente de Morais e Quinze de Novembro. A Avenida Liberdade receberá uma estrutura com vaporizadores que espalham essência de lavanda.

Além do show de Alceu, a abertura da folia olindense conta com cortejo do Homem da Meia-Noite, que sai da Rua de São Bento por volta das 18h30 e segue até a Praça do Carmo, onde também se apresenta o grupo A Cocada e Marrom Brasileiro. A orquestra do Grêmio Henrique Dias sobe ao palco com Karina Buhr, Fábio Trummer, Flaira Ferro e Urêa, completando a primeira noite.

O encerramento, no dia 26 de fevereiro, acontece também na Praça do Carmo, a partir das 17h. Na ocasião, a banda Nação Zumbi apresenta o projeto Troça Elétrica, em que recebe artistas convidados. A primeira atração a subir ao palco é a Bateria Cabulosa, seguida pelo Grupo Afonjá, com participação de Flaira Ferro. O grupo Bongar e Lenine completa, o time do encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário