sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A Coluna e a necessidade se Arcoverde precisa ou não aumentar o número de vereadores


             Na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro, retornam os trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Arcoverde e voltam com a polêmica deixada no final do ano passado referente ao aumento ou não no número de vereadores na Capital do Sertão. Por lei, a cidade pode ter até 15 vereadores eleitos, de acordo com a população do município. “Pode até”, não é obrigado a ter. A única obrigação é de ter no mínimo 09 vereadores, Arcoverde tem 10. A proposta feita pelo vereador Siqueirinha (PSB) pretende aumentar esse número.

Pois bem! Ainda no final do ano passado, a Folha colocou em sua fanpage uma enquete para que a população se manifestasse e dissesse se seria favorável ou não ao aumento no número de vereadores em Arcoverde. O resultado, dado pelo eleitor, aquele que vota e escolhe quem são os vereadores da cidade, foi acachapante contra o aumento de vagas. Pelo menos 90% dos internautas que interagiram com a enquete disseram que são contra o aumento de vagas; apenas 10% acha que Arcoverde deveria ter mais vereadores.

Entre os comentários favoráveis ao aumento está o que defende “pra ver se melhora o nível, e uma oposição mais forte”, já que hoje só dois parlamentares fazem isso (Zirleide e Heriberto). Já entre os que são contra os motivos e sugestões são as mais variadas, como a que diz que “deveria manter a quantidade que tem ou diminuir e inovar 100%”. Na última eleição, os eleitores de Arcoverde promoveram uma renovação de 60% dos integrantes da Casa James Pacheco. Portanto, não é aumentando vagas que vamos melhorar a câmara, mas escolhendo bem os cidadãos ou cidadãs que vão estar ali para atuar fiscalizando o Poder Executivo, elaborando leis e defendendo a população. Esse é o papel do vereador.

HOSPITAL EM AGONIA – Ontem a vereadora e presidente da Câmara de Arcoverde, Célia Galindo (PSB), se cansou de cobrar diretamente ao governo a melhoria do Hospital Regional de Arcoverde. Publicou em sua rede social uma denúncia pública e cobrou do governador Paulo Câmara, sobre a falta de atendimento na unidade de saúde, “pois são inúmeras as pessoas que buscam uma simples cirurgia eletiva e não tem. Virou o hospital do não. Não tem cirurgia, não tem ortopedistas, perdemos equipamentos para outras cidades e o povo de Arcoverde não pode sofrer por conta da ineficiência de uma organização que administra o hospital e não dá resultado”. Cobrança feita!

ABACAXI À VISTA - Com a exclusão de estados e municípios da reforma da Previdência e o indicativo de que a PEC Paralela que incluiria os entes na reforma não vai prosperar no Congresso, os prefeitos e vereadores de todo o País terão um bom abacaxi nas mãos. As câmaras municipais, em ano de eleição, serão obrigadas a votarem a reforma das previdências municipais para se adequar a lei nacional. A principal mudança é o aumento da alíquota de contribuição dos servidores que pode subir para 14%.

ABANDONO TOTAL – Esse é o retrato da Praça da Bandeira, aonde a prefeitura diz em placa institucional que gasta mais de R$ 270 mil para a reforma da I Etapa, mas o que se vê são um monte de tijolinhos, lixo, mato, buracos, chão quebrado e abandono total no principal cartão postal da cidade. Segundo informações, a ordem é só finalizar após o Carnaval, na vã tentativa de angariar simpatias para o governo e voto para o candidato ou candidata oficial. Até lá, sofre a população que mora no entorno da praça, que também convive com a escuridão, e Arcoverde que vê sua praça emblemática jogada às traças, aos entulhos e a sujeira.


SAÚDE VENTUROSA – A partir deste sábado, dia 1º de fevereiro, o prefeito de Venturosa, Eudes Tenório (PR), inova na saúde e põe para funcionar no final de semana Unidades de Saúde Básica. A primeira a funcionar sábado e domingo será a UBS da Família Satiliense – Louro Gato, que estará funcionando a partir das 08h com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde. O atendimento será até às 17h e vai beneficiar toda população que não tem condições de procurar as unidades de saúde durante a semana devido ao trabalho. O prefeito já disse que vai estar lá vendo tudo de perto.

CARNAVAL À VISTA – Esta semana, a Secretária de Finanças de Buíque, Telma Valença, comandou uma reunião com a equipe de infraestrutura da prefeitura e da Celpe visando as melhorias do Pátio de Eventos para o Carnaval 2020. Presentes o secretário de Obras, Lourenço Camêlo e os coordenadores da companhia elétrica, Isnaldo Valença e Wagner Cavalcante. A Celpe realizará ações de poda e instalação de bandeirolas no circuito do carnaval, além das ligações provisórias dos barraqueiros. No dia 03, tem uma reunião dos barraqueiros com os representantes da Celpe no auditório da Educação, às 19h. Também no dia 03 o prefeito Arquimedes Valença anuncia a programação oficial do Carnaval 2020. 

PEDRA E APOSENTADOS - Ao lado do presidente do Instituto de Previdência do município, o prefeito da Pedra, Osório Filho (PSB) reuniu-se com a Gerência Executiva do INSS na cidade de Garanhuns. O objetivo é garantir o pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas sem pesar no orçamento da Prefeitura, que mensalmente faz um aporte de R$ 200 mil para quitar a folha dos inativos. “Buscamos resolver o problema do presente e projetar um futuro melhor, tanto para as finanças públicas como para os aposentados que tanto fizeram por nosso município”, disse Osório.

ITAÍBA É SÓ OBRAS – Mais preocupada com a população do que com eleição, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha, esteve ontem na comunidade rural de Caraíbas, aonde entregou as primeiras casas do Projeto Morada Nova que visa por fim as casas de taipa no município. As famílias beneficiadas receberam das mãos de Regina e de Valdo do Pipa, seu vice, as casas de alvenaria, com banheiros, cozinhas, quartos e toda a segurança. Bem diferente do ambiente inseguro em que viviam. “Essa é nossa alegria, poder trabalhar para nosso povo e vê a alegria das pessoas beneficiadas pelo trabalho sério e comprometido com nossa população”, afirmou Regina.




APLICATIVO E-TITULO – O advogado Dr. Pedro Melchior manda mais uma dica de olho nas eleições de 2020. Trata-se do aplicativo E-Título que é gratuito dispensa a impressão da segunda via do título eleitoral e já vem sendo utilizado por muitos eleitores por todo o Brasil. Dados da Justiça Eleitoral  mostram que mais de 17 milhões de eleitores brasileiros já baixaram o aplicativo e-Título, que dispensa a impressão da segunda via do documento em papel. O e-Título permite também a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Essas declarações são emitidas e possibilitam a leitura pelo próprio celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário