terça-feira, 26 de novembro de 2019

Sintema realiza plenária em defesa do Fundeb em Arcoverde


             Na manhã desta quarta-feira(27) , o plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde será palco de uma plenária que terá como tema principal  a defesa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB. O evento chamado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais pretende reunir a categoria da Educação de Arcoverde e toda a região e está marcado para começar às 09h.

Além do Sintema, a plenária conta ainda com a organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe, da Centra Única dos Trabalhadores – CUT e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

Em 31 de dezembro de 2020 esgota-se a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, criado pela Emenda Constitucional nº 53, de modo que o Congresso Nacional tem debatido, desde 2015, propostas alternativas com vistas a renovar os compromissos do Fundo, porém num patamar de investimento superior ao atual e de maneira perene para atender mais adequadamente as necessidades dos sistemas de ensino.

O FUNDEB sucedeu o Fundo do Ensino Fundamental – FUNDEF e se transformou em principal política de financiamento da educação básica, atuando no combate às desigualdades socioeconômicas e regionais, proporcionando a ampliação das matrículas no nível básico, entre outras conquistas.

Em razão do prazo exíguo para aprovação da PEC 15/2015 e da subsequente lei de regulamentação do novo FUNDEB, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação está convocando os gestores públicos, os parlamentares municipais, estaduais e federais, além da sociedade em geral, a integrar a mobilização nacional em defesa do FUNDEB permanente e com mais recursos para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário