quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Saúde de Itaíba realiza exames de mama dentro do Outubro Rosa


            A prefeitura de Itaíba, através da Secretaria de Saúde, deu início a campanha do Outubro Rosa numa parceria com o projeto ‘Amigos do Peito’. Nesta quinta e sexta-feira, 170 mulheres vão poder fazer exames de mama gratuitamente, sendo 85 atendimentos diários. O cadastramento foi feito pelos agentes de saúde nas UBS e através de link na fanpage da Secretaria de Saúde, revelou o secretário Pedro Teotônio.

O público prioritário das ações é formado por mulheres com idades entre 50 e 69 anos de idade. Em Itaíba, o mamógrafo móvel atende em frente ao Hospital Municipal João Vicente, das 08h às 17h.

O principal objetivo do programa, segundo Pedro Teotônio, é aumentar a cobertura do exame mamografia para rastreamento do câncer de mama através da operacionalização dos serviços da carreta de mamografia móvel, contemplando a realização dos exames, emissão e resultados de laudos mamográficos.

A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itaíba, ainda dentro do ‘Outubro Rosa’, a prefeitura irá disponibilizar uma médica para atendimentos e consultas sobre planejamento familiar, com a implantação de contra –conceptivos e orientações para o público feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário