terça-feira, 8 de outubro de 2019

Saúde de Buíque dá largada na campanha Outubro Rosa com palestras e ações

           Uma palestra proferida pela Enfermeira Rosemary Bezerra, coordenadora da Atenção Básica da VI Diretoria Regional de Saúde (VI Dires), abriu oficialmente a campanha do ‘Outubro Rosa’ no município de Buíque na manhã desta segunda-feira, no auditório da Escola Técnica Jornalista Cyl Gallindo. Presentes a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues; Secretária da Mulher, Santina Teresa; e a Secretária Adjunta de Saúde, Cristiane Duarte.

Rosemary abordou a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de mama e do colo do útero, ressaltando o papel das secretarias de saúde neste trabalho de conscientização e promoção de ações voltadas para as mulheres. A Secretária Janice Rodrigues, destacou a preocupação do prefeito Arquimedes Valença com o fortalecimento da saúde e, principalmente, a prevenção. Em sua fala, ela apresentou toda a programação que será desenvolvida pela prefeitura ao longo do mês em todas as unidades básicas de saúde do município.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município, Dra. Soraia de Oliveira, a campanha do ‘Outubro Rosa’ vai percorrer todas as UBS, distritos, sítios e levar às mulheres a importância do exame preventivo contra essas doenças que mais matam o público feminino em todo o mundo.

A campanha já inicia nesta terça-feira (08) com uma palestra no Assentamento Dois Irmãos direcionado ao público jovem e adulto, a partir das 08h. Na quarta-feira (09), a campanha chega a Aldeia Mina Grande, numa ação em parceria com a secretaria da Mulher. Entre os dias 15 e 17, o Outubro Rosa percorre as UBS do Amaro, Carneiro e Frei Damião.

As detentas da Colônia Penal Feminina serão o público alvo da campanha nos dias 17 e 18 de outubro, com orientação, exames e ações de conscientização sobre o câncer de mama e de útero. De 18 ao dia 30, a campanha ainda vai percorrer as UBS de Serrinha (18), Guanumby (22), Tanque (23), Catimbau (24), Riachão (25), Vila do Posto (28) e São José (29).

A campanha do Outubro Rosa ainda terá dois momentos na Comunidade Quilombola do Sítio Mundo Novo, dia 21 de outubro; e no Sítio Farçola em parceria com a Secretaria da Mulher. O encerramento está previsto para o dia 31 de outubro, com um grande evento festivo na Praça Major França.

O Outubro Rosa é uma realização da Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde com parceria das Secretarias de Assistência Social, Mulher, Finanças, Educação e da Juventude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário