quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PF queima 248 mil pés de maconha em Salgueiro


             Uma plantação de maconha que daria origem a 83 toneladas da droga foi erradicada pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (9), no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano. A operação ocorreu entre os dias 23 de setembro a 2 de outubro. Ao todo, foram erradicados cerca de 248 mil pés de maconha, 123 plantios, 131 mil mudas da planta e apreensão de 90 quilos de maconha pronta para o consumo.

Foram realizadas três prisões de traficantes no dia 24 de setembro, em uma roça localizada no município de Orocó e outros dois em uma ilha do Rio São Francisco, no município de Belém de São Francisco. Em uma dessas roças, os traficantes escondiam a plantação da drogra em culturas de bananas.

Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal nos municípios de Cabrobó, Belém do São Francisco e Santa Maria da Boa Vista, bem como em áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

A Operação Facheiro IV comandada pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE), Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, tem o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. Um efetivo de mais de 40 policiais entre federais e militares participaram da ação. Os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais com o apoio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), botes infláveis, além de uma ambulância do Exército com apoio dos Bombeiros para realização de pronto atendimento caso haja alguma emergência.

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai.  Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. Do DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário