quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PF deflagra operação contra fraudes na previdência


           Uma operação da Polícia Federal (PF) em Pernambuco foi deflagrada na última terça-feira (22) para investigar crimes relacionados à fraudes na Previdência Social. Chamada de Déjà Vu, a operação mira alvos suspeitos de conceder, de forma fraudulenta, benefícios de aposentadorias por idade e pensões por morte.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade e nas áreas rurais de Bom Jardim, no agreste pernambucano. Além dos mandados, houve a determinação judicial de suspensão de uma aposentadoria e o afastamento das funções de uma servidora pública, já aposentada, que concedeu os benefícios previdenciários.

Os casos de fraudes na previdência são investigados pela PF-PE desde 2016 e são conduzidas por uma força-tarefa especial. A partir das investigações, a PF detectou irregularidades como declarações de atividade rural falsas, utilização de documentos falsos e inserção de dados no sistema atestando indevidamente a atividade de trabalhador rural, categoria que tem direito a regime especial de aposentadoria.

Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação, cujas penas podem chegar a 15 anos de prisão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário