quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Óleo chega à praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes


             Na madrugada desta quarta-feira (23), o óleo cru chegou à praia de Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Equipes de limpeza da prefeitura e voluntários estão limpando a faixa de areia desde as primeiras horas desta manhã. Uma equipe da Marinha foi encaminhada ao local.
Além do apoio da Prefeitura de Jaboatão, do Exército e moradores, 50 presos em regime semiaberto da penitenciária Agroinudstrial de São João, em Itamaracá, se deslocaram a fim de auxiliar a remoção do petróleo em Barra de Jangada. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o petróleo chegou em proporções menores e a maioria das manchas localizadas na orla já foram retiradas pelo Exército. Até o momento, já foram recolhidas 489 toneladas de resíduos de petróleo no litoral do estado. A maior concentração das manchas está sendo registrada, atualmente, na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, com vestígios recolhidos pelas equipes na praia do Xaréu, além da Ilha da Cocaia, próximo ao Porto de Suape.

Não foi observada a chegada ontem de novas manchas de óleo nos estuários dos rios. Mesmo assim, técnicos da CPRH continuaram monitorando a foz dos rios Persinunga (São José da Coroa Grande), Una (Barreiros), Formoso (Tamandaré), Massangana (Cabo de Santo Agostinho), Maracaípe (Ipojuca), Sirinhaém (Sirinhaém) e Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes).

Ocorrências de manchas de óleo foram registradas nas praias dos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Todo o material recolhido pelas equipes está sendo acondicionado em caixas estacionárias, distribuídas nas cidades atingidas. Duas empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão em operação de coleta e transporte, encaminhando os produtos para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, localizado em Igarassu. Do DP



Nenhum comentário:

Postar um comentário