quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Buíque: Adagro define prazo para criadores regularizarem situação de rebanho


          Em um evento concorrido, os produtores e criadores de Buíque tiveram boas notícias da Adagro durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ocorrido nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores. Segundo o Secretário de Agricultura, Aldy Regis, o evento trouxe boas notícias para os criadores de animais do município, dadas pela Adagro, representada pelo Gerente Regional de Sanharó, Bonito Gustavo Caraciolo.

A partir desta quinta-feira (05), os criadores de rebanhos de pequeno porte (suínos, ovinos e caprinos) que estão com o cadastro irregular terão o prazo de 30 dias para regularizar sua situação e aqueles que não tem cadastro de forma nenhuma, terão a oportunidade de fazer o cadastro. A Adagro também deu mesmo prazo para os criadores de bovinos se regularizarem.

De acordo com Aldy Régis, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco definiu em parceria com a Secretaria de Agricultura de Buíque, que vai reduzir ou até mesmo zerar as multas dos criadores de bovinos que estão irregulares. Para isso, fará um levantamento da situação de todos os criadores para definir a medida a ser tomada. Hoje, para ficar em dia com a Adagro, os criadores irregulares teriam que pagar uma multa de R$ 300, além de R$ 60 por animal.

Durante a reunião do Conselho, o gerente de Negócios do BNB, Afrânio de Azevedo Cavalcanti, também abordou o tema da inadimplência junto à instituição e sobre as linhas de crédito disponíveis para os produtores rurais. Já o Supervisor do IPA Regional Arcoverde, João Paulo de Santana, informou que já a partir desta quinta-feira (05), a unidade do Instituto Agronômico de Pernambuco passa a funcionar diariamente na cidade de Buíque. Essa retomada do atendimento diário do IPA é fruto do esforço do prefeito Arquimedes Valença junto ao Governo do Estado.

No final, o Secretário de Agricultura, Aldy Régis, informou que a Secretaria já está fazendo o cadastro do Imposto Territorial Rural gratuitamente. Para isso, basta o proprietário rural levar a declaração do ano passado e o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Ele finalizou confirmando a presença de uma caravana de presidentes de associações, queijeiros e pequenos produtores rurais na edição do Programa Todos por Pernambuco, que acontece nesta quinta-feira (05), em Garanhuns. O prefeito Arquimedes Valença também estará presente ao seminário, quando levará uma série de reivindicações de Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário