sábado, 10 de agosto de 2019

Associação de escolas do Canadá diz que não vai mais receber estudantes do Programa Ganhe o Mundo


Bonnie Mckie
             A diretora da Associação de Escolas Públicas do Canadá, Bonnie McKie, declarou nesta sexta-feira (9) que a instituição não vai mais receber estudantes inscritos no Programa Ganhe o Mundo, do governo pernambucano. Segundo ela, a medida vai vigorar até que as instituições recebam o dinheiro que está sendo devido pela empresa que venceu a licitação para levar jovens para o intercâmbio. 

Em entrevista por telefone, ela alegou que a entidade deixou de receber dois milhões de dólares canadense, o equivalente a quase de R$ 6 milhões, da empresa 2G Turismo. Ela foi vencedora da licitação aberta pelo estado para participar do programa entre 2018-2019, no lote do Canadá. Com esse dinheiro, são custeadas todas as despesas do estudantes, incluindo educação e hospedagem.

A associação liderada por McKie atua em 130 distritos do país. As divisões de escolas públicas canadenses matriculam mais de 40 mil estudantes internacionais a cada ano.

O Ganhe o Mundo oferece vagas para intercâmbio em países de línguas estrangeiras. Os estudantes podem escolher cursos na Argentina, Chile,Espanha, Colômbia, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Os alunos, que devem estudar na rede estadual, passam por uma seleção. O Canadá recebe, em média, 460 pessoas a cada ano, de acordo com o governo do estado.

Em junho, alunos relataram atraso nas bolsas de R$ 719. Na época, o governo admitiu o problema, que atingiu 555 jovens, no Canadá e no Chile.

Na entrevista, Bonnie Mckie afirmou que, em nenhum momento, contou com suporte do governo de Pernambuco nem da embaixada para resolver as pendências financeiras com a empresa 2G. Ela também disse que ocorreram problemas durante a vigência do contrato com a vencedora da licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário