terça-feira, 9 de julho de 2019

Mais de 50 mil medicamentos e insumos hospitalares vencidos são encontrados em Camaragibe


           Mais de 50 mil medicamentos e insumos hospitalares vencidos e impróprios para o uso foram encontrados pela administração interina da Prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Avaliados em mais de R$ 1 milhão, os produtos foram localizados em dezenas de caixas na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (8) pela administração de Nadegi Queiroz (DC), que era vice-prefeita e assumiu o cargo em junho deste ano por 180 dias. Ela passou a comandar a cidade depois da prisão do ex-titular Demóstenes Meira (PTB), suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Saúde de Camaragibe, Sérgio Fantini, na caixas havia soro fisiológico, luvas, catéteres, remédios controlados e antibióticos. Também estão nas caixas aparelhos para medir glicose, que estão impróprios para o uso. Algumas ampolas de medicamentos controlados foram achadas em uma lixeira. Um levantamento detalhado ainda está sendo finalizado.

"Para se ter uma noção, não havia o mínimo necessário para atender a rede municipal de saúde quando assumimos. Não havia sequer soro fisiológico. Eram menos de 500 ml para toda a rede", afirmou Fantini.

O coordenador informou que, na última semana, a Secretaria de Saúde de Camaragibe investiu cerca de R$ 200 mil para assegurar o atendimento nas unidades de maior porte, como o Hospital Municipal Dr. Aristeu Chaves, a Maternidade Amiga da Família e o Centro de Especialidades Antônio Luiz de Souza. Ainda assim, os postos de saúde seguem com problemas em seus estoques.

"Fizemos parceria com os fornecedores, explicamos a situação do município, para que eles entregassem no prazo mínimo. Acreditamos que, no decorrer da próxima semana, a situação já começa a ser normalizada", disse Fantini. A reportagem entrou em contato com a antiga administração do município, mas as ligações não foram atendidas.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search