terça-feira, 18 de junho de 2019

Empresas brasileiras contrataram envio de mensagens pró-Bolsonaro na Espanha durante eleições, diz jornal


    Empresas brasileiras contrataram uma agência espanhola para enviar mensagens de whatsapp em massa a favor de Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo".

A reportagem da "Folha" teve acesso a um áudio em que o empresário espanhol Luis Novoa, dono da agência Enviawhatsapps, conta a um interlocutor que foi contratado por "empresas, açougues, lavadoras de carros e fábricas" para fazer envios em massa a favor de Bolsonaro no ano passado.

A gravação teria sido realizada durante um encontro de Novoa com outros empresários.

Durante esse áudio, Novoa diz que só descobriu que a contratação tinha o objetivo de fazer campanha política quando o Whastsapp começou a cortar linhas telefônicas de sua empresa. Em outubro do ano passado, a plataforma informou que o envio de mensagens em massa para influenciar eleitores viola seus termos de uso.

Questionado sobre a reportagem na manhã desta terça-feira, Bolsonaro respondeu que houve "milhões de mensagens a favor de sua campanha":

— Teve milhões de mensagens a favor da minha campanha, e talvez alguns milhões contra também — disse o presidente.

A legislação eleitoral brasileira proíbe doações de empresas para campanhas políticas. A contratação de impulsionamento de redes sociais só podem ser feitas pelas campanhas, segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso de softwares de disparo em massa é proibido nas eleições pela lei brasileira.

Procurado pela reportagem, o empresário espanhol negou que tenha trabalhado para campanhas eleitorais.

Ainda de acordo com o jornal, na eleição espanhola deste ano, a Enviawhatsapps foi responsável pelas campanhas de disparos em massa pelo aplicativo para os partidos Podemos e PSOE. OGlobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário